UEPB - Repositório Digital

Identidade ( s ) da sociologia no ensino médio na perspectiva dos ( as ) alunos ( as )

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Aldimar Nilson do Nascimento e
dc.date.accessioned 2020-03-11T15:04:27Z
dc.date.available 2020-03-11T15:04:27Z
dc.date.issued 2019-11-11
dc.identifier.other CDD 372.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21781
dc.description SILVA, Aldimar Nilson do Nascimento e. Identidade ( s ) da sociologia no ensino médio na perspectiva dos ( as ) alunos ( as ). 2019. 32 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Algumas disciplinas, provavelmente devido à longa tradição no Ensino Médio, estão bem estabelecidas, possuem identidades próprias e possuem um discurso construído sobre a realidade, aceito e amplamente disponível para todos os professores. No que diz respeito à disciplina de Sociologia, essa identidade e seu discurso ainda não efetivou de forma plena, às vezes se confunde com outros discursos e identidades de outras disciplinas. Diante desse quadro, surgiu a seguinte questão: que identidade a Sociologia assume no Ensino Médio, na visão dos alunos. Em busca de algumas respostas plausíveis, objetivamos analisar a visão que os alunos (as) sobre a disciplina Sociologia no Ensino Médio da Escola Francisco Pessoa em Araçagi/PB. Como metodologia, uma pesquisa qualitativa de base bibliográfica e exploratória com o suporte teórico advindo dos Estudos Culturais, cuja figura central é Hall (2006), a visão dos PCN (1998) e contribuições de Jinkings (2007) e outros. Como resultados, obtivemos os seguintes: os alunos vêem a disciplina de Sociologia como importante para formação crítica deles. Afirmam positivamente a identidade dessa disciplina: sociologia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juarez Nogueira Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sociologia educacional pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Identidade ( s ) da sociologia no ensino médio na perspectiva dos ( as ) alunos ( as ) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta