dc.contributor.author |
Silva, Aldimar Nilson do Nascimento e |
|
dc.date.accessioned |
2020-03-11T15:04:27Z |
|
dc.date.available |
2020-03-11T15:04:27Z |
|
dc.date.issued |
2019-11-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.5 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21781 |
|
dc.description |
SILVA, Aldimar Nilson do Nascimento e. Identidade ( s ) da sociologia no ensino médio na perspectiva dos ( as ) alunos ( as ). 2019. 32 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Algumas disciplinas, provavelmente devido à longa tradição no Ensino Médio, estão bem estabelecidas, possuem identidades próprias e possuem um discurso construído sobre a realidade, aceito e amplamente disponível para todos os professores. No que diz respeito à disciplina de Sociologia, essa identidade e seu discurso ainda não efetivou de forma plena, às vezes se confunde com outros discursos e identidades de outras disciplinas. Diante desse quadro, surgiu a seguinte questão: que identidade a Sociologia assume no Ensino Médio, na visão dos alunos. Em busca de algumas respostas plausíveis, objetivamos analisar a visão que os alunos (as) sobre a disciplina Sociologia no Ensino Médio da Escola Francisco Pessoa em Araçagi/PB. Como metodologia, uma pesquisa qualitativa de base bibliográfica e exploratória com o suporte teórico advindo dos Estudos Culturais, cuja figura central é Hall (2006), a visão dos PCN (1998) e contribuições de Jinkings (2007) e outros. Como resultados, obtivemos os seguintes: os alunos vêem a disciplina de Sociologia como importante para formação crítica deles. Afirmam positivamente a identidade dessa disciplina: sociologia. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Juarez Nogueira Lins |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Identidade ( s ) da sociologia no ensino médio na perspectiva dos ( as ) alunos ( as ) |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |