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O WhatsApp incorporou-se às práticas comunicativas contemporâneas. Partindo
dessa incorporação, a presente pesquisa surge da seguinte questão-problema: Qual
o impacto do WhatsApp, enquanto um ecossistema comunicativo de aprendizagens,
à formação de universitários no estudo da Língua Portuguesa para Fins Específicos,
acadêmicos e profissionais? No sentido de responder a questão levantada, elegeu-
se como objetivo geral da pesquisa: analisar as interações estabelecidas em um
grupo de WhatsApp criado com a finalidade de construir um ecossistema
comunicativo para além da sala de aula. E específicos - a) investigar os efeitos de
aprendizagens das atividades desenvolvidas com o WhatsApp em uma turma de
Prática de Produção Textual em contexto de Ensino Superior; e b) descrever os
desafios da intervenção didática à formação do professor-pesquisador. Do ponto de
vista metodológico, trata-se de uma pesquisa-ação ocorrida no período de abril a
agosto de 2018, com 34 encontros presenciais vivenciados em uma turma do Curso
de Administração da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Todavia, o
recorte de dados da pesquisa se constitui das trocas de mensagens realizadas entre
professor e alunos e alunos e alunos circuladas em um grupo de WhatsApp. No que
concerne ao embasamento teórico, o trabalho recebeu contribuições de Soares
(2014), Marcuschi (2001), Rojo (2012), Castells (2016), Fava (2014), Gabriel (2013),
Veen e Vrakking (2009) e Moran (2000) Andrade (2016), Prado (2017), Bakhtin
(2016), Recuero (2016; 2006), Barcellos (2015), dentre outros. Sobre os resultados,
os dados revelam que o Grupo de WhatsApp UFCG, ADM- Português ofereceu à
formação dos universitários oportunidades de: socializarem reflexões sobre as
concepções de leitura, de escrita e de gêneros acadêmicos e profissionais;
confrontarem experiências com as produções de gêneros acadêmicos; receberem
orientações do professor a respeito dos conteúdos ministrados e se apropriarem de
tais orientações a partir de eventos de letramentos que construíram e
(re)construíram sentidos sobre o conteúdo da disciplina, envolvendo, nessas
condições, a formulação de práticas de letramento. Os alunos ainda avaliaram as
mídias podcast e videoaulas produzidas pelos colegas a respeito dos gêneros
profissionais e puderam, também, se utilizar do WhatsApp como um acervo de
pesquisa para o estudo concernente ao andamento da disciplina Prática de
Produção Textual. Ao professor-pesquisador, o grupo proporcionou evidenciar que
as atividades provocaram um deslocamento de ações pedagógicas que indicaram
novas formas de se ensinar e de se estimular aprendizagens a partir do ecossistema
comunicativo que os recursos operacionais do WhatsApp disponibilizam. |
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