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Este trabalho se deteve ao estudo da temática que envolve pessoas surdas, a partir
da qual temos a possibilidade de investigar, por intermédio de narrativas de memória
docente, a representatividade da Educação a Distância- EaD para surdos na cidade
de Campina Grande- PB. Com o principal objetivo geral desse estudo visa analisar,
a partir do diálogo entre memória e educação de surdos, a trajetória educacional
destes, mediante a narrativa e representatividade do olhar docente, frente a EaD.
Para a escrita que se segue, o estudo é trabalhado por meio das contribuições dos
principais autores, tais como Hall (2000), Certeau (2008), Alberti (2004), Bondía
(2002), Alves (2009), Poker (2007), entre outros, para que se possa tecer o enredo
de segmentos que se conectam direta e indiretamente com as discussões de
História da Educação e inclusão digital de surdos. Assim, nossa metodologia se fez
realizada com respostas cedidas por uma entrevista concebida por uma das
professoras pioneiras na educação de surdos na cidade. Compreendemos, então,
que a história de vida docente contribuiu para a história da educação de surdos
quando se analisam as mudanças e transformações que foram acontecendo com a
evolução educacional desse grupo, no recorte temporal entre os anos de 1980 –
2018, por meio da pesquisa realizada no ano de 2018. |
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