UEPB - Repositório Digital

Jogos como instrumentos pedagógicos para o ensino de língua inglesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, José Bruno Freire dos
dc.date.accessioned 2020-03-13T15:16:19Z
dc.date.available 2020-03-13T15:16:19Z
dc.date.issued 2019-11-25
dc.identifier.other CDD 371.397
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21790
dc.description SANTOS, J. B. F. dos. Jogos como instrumentos pedagógicos para o ensino de língua inglesa. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Em meio ao mundo globalizado, avaliando a importância do ensino de língua inglesa (LI) para o desenvolvimento do aluno, percebe-se que os métodos para o ensino de língua inglesa vêm se modificando, tendo em vista a preocupação com questões de interatividade na sala de aula. Também são notáveis problemas recorrentes na área de ensino da língua inglesa, que perpassam desde a falta de interesse dos alunos, a indisciplina no processo de ensino e aprendizagem até inúmeros problemas no sistema público da educação brasileira. Diante dessa realidade, nosso trabalho pretende investigar o uso do lúdico em sala de aula, observando os diversos benefícios que o uso de jogos traz para a aprendizagem da criança. Portanto, no âmbito deste trabalho, realizamos uma pesquisa de campo, com uma turma de sexto ano do ensino fundamental, em uma escola municipal, situada no Distrito de Canafístula / Alagoa Grande-PB. Acreditamos que os jogos, empregados na sala de aula como ferramenta pedagógica, despertam o interesse na aprendizagem da língua estrangeira e proporcionam aos alunos um ambiente mais interativo e motivador, suscitando a atenção dos mesmos pelos próprios conteúdos expostos na disciplina de língua inglesa. O objetivo geral desta pesquisa é identificar como acontece o processo de ensino-aprendizagem de maneira lúdica. Analisaremos dados obtidos através de um questionário aplicado após a realização de uma atividade envolvendo um jogo. Como aporte teórico sobre ensino e aprendizagem de língua inglesa e uso de jogos no contexto educacional, embasamo-nos em autores como Antunes (2008), Leontiev (2008), Nogueira (2007), Vygotsky (1998), Araújo (2018), Silva (2009) e Campos (2017). Buscamos, através da análise dos dados, fomentar discussão e propor uma reflexão sobre o uso de jogos na aprendizagem de língua inglesa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Carolina Dias da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Jogos como instrumentos pedagógicos para o ensino de língua inglesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta