UEPB - Repositório Digital

A indisciplina na sala de aula: uma narrativa a partir do estágio supervisionado em Geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bernardino, Josenildo Pereira
dc.date.accessioned 2020-03-13T15:17:46Z
dc.date.available 2020-03-13T15:17:46Z
dc.date.issued 2019-10-30
dc.identifier.other CDD 371.58
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21793
dc.description BERNARDINO, J. P. A indisciplina na sala de aula: uma narrativa a partir do estágio supervisionado em Geografia. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o Estágio Supervisionado e os desafios que o professor enfrenta na atualidade, destacando dentre estes a indisciplina no contexto educacional. Para alcançar tal objetivo, a reflexão citada parte da experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado I (Observação), ofertado pelo curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba/Campus III, realizado na Escola “Anita de Melo Barbosa Lima”, no município de Belém-PB em uma turma do 7° ano do ensino fundamental II. A partir da vivência do Estágio Supervisionado pautada na observação participante, este trabalho se apoia na metodologia da pesquisa narrativa autobiográfica, que permite dá ao sujeito a possibilidade de recitar por meios das narrativas que produz sobre si, experiências pelas quais passou diante de um fato acontecido. Desta forma as narrativas proporcionam ao pesquisador a possibilidade de exposição dos sentidos atribuídos pelo narrador à experiência. A partir da experiência supracitada foi possível compreender que o processo de formação docente ainda se mostra complexo, por outro lado o Estágio Supervisionado de observação proporciona fortalecimento e crescimento como pessoa e profissional em formação, contribuindo de forma fundamental na busca de aprimorar a prática pedagógica para lidar com alunos indisciplinados enquanto professor de Geografia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Angélica Mara de Lima Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Indisciplina pt_BR
dc.subject Estágio de observação pt_BR
dc.title A indisciplina na sala de aula: uma narrativa a partir do estágio supervisionado em Geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta