Resumo:
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o Estágio Supervisionado e os desafios que
o professor enfrenta na atualidade, destacando dentre estes a indisciplina no contexto
educacional. Para alcançar tal objetivo, a reflexão citada parte da experiência vivenciada
durante o Estágio Supervisionado I (Observação), ofertado pelo curso de Geografia da
Universidade Estadual da Paraíba/Campus III, realizado na Escola “Anita de Melo Barbosa
Lima”, no município de Belém-PB em uma turma do 7° ano do ensino fundamental II. A
partir da vivência do Estágio Supervisionado pautada na observação participante, este
trabalho se apoia na metodologia da pesquisa narrativa autobiográfica, que permite dá ao
sujeito a possibilidade de recitar por meios das narrativas que produz sobre si, experiências
pelas quais passou diante de um fato acontecido. Desta forma as narrativas proporcionam ao
pesquisador a possibilidade de exposição dos sentidos atribuídos pelo narrador à experiência.
A partir da experiência supracitada foi possível compreender que o processo de formação
docente ainda se mostra complexo, por outro lado o Estágio Supervisionado de observação
proporciona fortalecimento e crescimento como pessoa e profissional em formação,
contribuindo de forma fundamental na busca de aprimorar a prática pedagógica para lidar com
alunos indisciplinados enquanto professor de Geografia.
Descrição:
BERNARDINO, J. P. A indisciplina na sala de aula: uma narrativa a partir do estágio supervisionado em Geografia. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.