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Conforme aponta Paulo Freire, temos a leitura do mundo e a leitura da palavra, que
são processos diferentes de um mero decodificador de palavras, mas são uma
forma de entender, simplificar e interpretar o mundo, além de ser fundamental no
processo de construção dos conhecimentos escolares, no sentido de desenvolver a
escrita e aperfeiçoar nosso vocabulário, favorecendo a comunicação. Então, nosso
interesse, neste estudo, é ressaltar a importância da prática da leitura na construção
da aprendizagem e como o processo de leitura favorece na interpretação dos textos
e produções textuais. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo discutir as
contribuições que o processo de leitura possibilita na construção da aprendizagem.
Em outras palavras, seria as implicações pedagógicas do processo de leitura, que
devem estar articuladas ao sentido presente no texto e no leitor. Assim, discutimos a
importância de como o processo de leitura favorece a construção e interpretação
dos textos e a aprendizagem significativa do estudante. Apresentamos na primeira
parte do trabalho a relevância da leitura na formação do indivíduo. Na segunda,
fundamentamos sobre a aprendizagem escolar e a leitura como parte fundamental
neste processo. Na terceira, apresentamos as implicações pedagógicas da prática
de leitura para a interpretação e produção textual, e por fim apresentamos um relato
de experiência de uma aula de leitura ministrada no âmbito do projeto residência
pedagógica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como aporte teórico
Antunes (2003), Brandão (1994), Freire (1993), Kleiman (1989), Lopes e Silva
(2011), Nunes e Silveira (2009), PCN‟S (1997), Pozo (2008), Silva e Almeida (2014),
Tavares e Alarcão (2005), Vygotsky (1998), Zabala (2016). Os resultados identificam
a leitura como ferramenta que deve desencadear a formação do leitor, favorecendo
a aprendizagem do aluno com contribuições significativas na produção textual. |
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