UEPB - Repositório Digital

Atividade de leitura e aprendizagem escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Raianny Lima
dc.date.accessioned 2020-04-01T21:42:18Z
dc.date.available 2020-04-01T21:42:18Z
dc.date.issued 2020-03-17
dc.identifier.other CDD 370.15
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21826
dc.description PEREIRA, R. L. Atividade de leitura e aprendizagem escolar. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Conforme aponta Paulo Freire, temos a leitura do mundo e a leitura da palavra, que são processos diferentes de um mero decodificador de palavras, mas são uma forma de entender, simplificar e interpretar o mundo, além de ser fundamental no processo de construção dos conhecimentos escolares, no sentido de desenvolver a escrita e aperfeiçoar nosso vocabulário, favorecendo a comunicação. Então, nosso interesse, neste estudo, é ressaltar a importância da prática da leitura na construção da aprendizagem e como o processo de leitura favorece na interpretação dos textos e produções textuais. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo discutir as contribuições que o processo de leitura possibilita na construção da aprendizagem. Em outras palavras, seria as implicações pedagógicas do processo de leitura, que devem estar articuladas ao sentido presente no texto e no leitor. Assim, discutimos a importância de como o processo de leitura favorece a construção e interpretação dos textos e a aprendizagem significativa do estudante. Apresentamos na primeira parte do trabalho a relevância da leitura na formação do indivíduo. Na segunda, fundamentamos sobre a aprendizagem escolar e a leitura como parte fundamental neste processo. Na terceira, apresentamos as implicações pedagógicas da prática de leitura para a interpretação e produção textual, e por fim apresentamos um relato de experiência de uma aula de leitura ministrada no âmbito do projeto residência pedagógica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como aporte teórico Antunes (2003), Brandão (1994), Freire (1993), Kleiman (1989), Lopes e Silva (2011), Nunes e Silveira (2009), PCN‟S (1997), Pozo (2008), Silva e Almeida (2014), Tavares e Alarcão (2005), Vygotsky (1998), Zabala (2016). Os resultados identificam a leitura como ferramenta que deve desencadear a formação do leitor, favorecendo a aprendizagem do aluno com contribuições significativas na produção textual. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Joana Áurea Cordeiro Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Aprendizagem escolar pt_BR
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.title Atividade de leitura e aprendizagem escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta