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O presente estudo surge à luz de inquietações acerca dos anúncios publicitários,
notadamente as propagandas de cervejas, veiculados na mídia televisiva brasileira,
que têm sempre a figura feminina, representada nos meandros da ambiguidade,
como destaque em um jogo de sentidos provocados entre a linguagem verbal e a
não verbal. Assim sendo, objetiva-se neste trabalho mostrar, através das
propagandas ITAIPAVA vai vem e Itaipava- O Calor, como a mulher é absorvida
pelo produto a ser vendido, ou o produto é parte integrante às silhuetas femininas da
garota propaganda do anunciante, sensualmente nomeada de Verão. Tem-se,
portanto, como pressupostos teóricos Kress e Van Leeuwen (1996), sobre a
Gramática do Design Visual, Iedema (2001), acerca da perspectiva Tele fílmica –
Semiótica Social e Péninou (1974), Carvalho (2014), Sampaio (1999), Sandman
(2001) no que se refere à publicidade. As análises apontam que a figura feminina se
apresenta como um objeto que desperta o desejo e induz na compra do produto a
ser vendido. |
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