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O ensino da Língua Portuguesa, no decorrer dos anos, principalmente no que diz
respeito à leitura e compreensão de textos, tem requerido diversas modificações. A
leitura deixou de ser apenas um exercício de decodificação e metalinguagem da
língua e, a partir de inferências, passou a exigir a reflexão, propondo o
desenvolvimento crítico e ampliando o conhecimento de mundo do leitor. Nessa
concepção, os gêneros textuais têm contribuído para o alcance desse objetivo, pois,
a partir da inserção dos vários gêneros em sala de aula, o aluno passou a
compreender melhor a função do texto, percebendo e reconhecendo o gênero que
se adéqua melhor a cada situação de comunicação, além de promover uma leitura
reflexiva. Para a realização deste trabalho, consideramos o gênero textual charge
como fundamental neste processo de formação de leitura crítica, visto que, o
referido gênero chama atenção do leitor por conter geralmente linguagem verbal e
não verbal e apresentar situações atuais que provocam a reflexão e até mesmo a
investigação por parte do aluno, para formar sua própria opinião, colaborando para o
desenvolvimento da leitura crítico-reflexiva. A pesquisa é de caráter bibliográfico e
está fundamentada nos estudos dos seguintes teóricos: Marcuschi (1999 e 2008),
Bakhtin (2003), Clark (1977), assim como nas orientações dos Parâmetros
Curriculares Nacionais (2001). |
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