UEPB - Repositório Digital

Jogo para mensuração da flexibilidade cognitiva em crianças na fase do ensino básico: construção e análise

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Adriano Pequeno da
dc.date.accessioned 2020-04-28T17:34:44Z
dc.date.available 2020-04-28T17:34:44Z
dc.date.issued 2019-11-26
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21836
dc.description SILVA, A. P. Jogo para mensuração da flexibilidade cognitiva em crianças na fase do ensino básico: construção e análise. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Diante da possibilidade de se conhecer o nível de desenvolvimento da flexibilidade cognitivo na educação básica e da constatação da escassez de instrumentos informatizados válidos e precisos sobre seu uso em estimação/estimulação adaptativa para este público, em parceria com o Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Campina Grande e a Universidade Estadual da Paraíba foi concebido e desenvolvido um jogo para ser utilizado em intervenções escolares de crianças (entre 11 a 13 anos), na fase da educação básica, em atividades que envolvem a flexibilidade cognitiva. Acreditando que uma forma de contornar essas limitações no campo científico e acadêmico é proposto a instrumentalização dessas práticas como forma de proporcionar um apoio significativo levando em consideração uma série de requisitos que contemplem esse estudo. O jogo “O Mundo de PHIE”, desenvolvido nesta pesquisa, teve como contribuição a estimulação das crianças com idade escolar na mensuração da flexibilidade cognitiva de uma forma divertida e prática. Para atingir o objetivo desta investigação, foi necessário utilizar a Teoria de Resposta ao Item nas etapas de elaboração dos itens e calibração dos mesmos. Como resultado, o jogo “O Mundo de PHIE”, além de automatizar o teste de uma das habilidades das funções executivas, obteve resultados estatísticos muito fortes que valida à consistência deste instrumento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Aislânia Alves de Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogo pt_BR
dc.subject Flexibilidade cognitiva pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.title Jogo para mensuração da flexibilidade cognitiva em crianças na fase do ensino básico: construção e análise pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta