UEPB - Repositório Digital

Multidisciplinaridade e habilidades do pensamento computacional utilizando a robótica educativa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Medeiros, Sulyn Correia de
dc.date.accessioned 2020-04-28T18:32:07Z
dc.date.available 2020-04-28T18:32:07Z
dc.date.issued 2019-11-25
dc.identifier.other 21. ed. CDD 005.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21853
dc.description MEDEIROS, S. C. Multidisciplinaridade e habilidades do pensamento computacional utilizando a robótica educativa. 2019. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Mensurar o Pensamento Computacional (PC) é uma questão de pesquisa relevante, especialmente pela complexidade existente na avaliação de habilidades cognitivas. Entre várias possibilidades, o Bebras é uma proposta criada com o intuito de estimular o PC, porém o mesmo foi utilizado a fim de comparar o desempenho antes e depois de oficinas de Robótica Educacional (RE), que visavam desenvolver e estimular o PC dos alunos de duas escolas diferentes, envolvidos na pesquisa. Neste contexto, esta pesquisa visa investigar de que forma competências requeridas dos aprendizes na atualidade podem ser exploradas no ensino médio no processo de desenvolvimento do pensamento computacional através da resolução e avaliação de problemas de programação utilizando a RE. Os resultados obtidos com o estudo evidenciam a importância de novas estratégias para o ensino de PC, bem como, a demonstração da diferença de resultados em espaços que possuem práticas perenes no ensino de PC e outras que se utilizam de tal prática esporadicamente. Vale ressaltar também, que após as oficinas (que utilizaram além da robótica, metodologias ativas de ensino) foi possível identificar maior facilidade destes quando necessária a utilização de linguagem de programação em sala de aula (Python), bem como em áreas distintas do conhecimento, comprovando os benefícios do estímulo do PC, não apenas para os que desejam enveredar na área da computação, mas para outras tantas diversas áreas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Jefferson Felipe Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pensamento computacional pt_BR
dc.subject Robótica educativa pt_BR
dc.subject Metodologias Ativas pt_BR
dc.subject Bebras pt_BR
dc.title Multidisciplinaridade e habilidades do pensamento computacional utilizando a robótica educativa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta