Resumo:
Introdução: os índices de obesidade e sobrepeso se fazem cada vez mais alarmantes, inclusive em crianças e adolescentes. Práticas sedentárias associadas ao uso de tecnologias remetem à necessidade de novas abordagens que estimulem o exercício, como o uso de videogames ativos (exergames). Objetivo: avaliar o impacto do exergame no risco cardiovascular avaliado pela Proteína C-Reativa ultrassensível (PCR- u) em adolescentes com sobrepeso ou obesidade de Campina Grande/PB. Metodologia: estudo de intervenção quase experimental realizado com 48 adolescentes (15 a 19 anos) com sobrepeso ou obesidade matriculados em escolas públicas de ensino médio. Para a intervenção foi utilizada a plataforma XBOX 360, com acessório Kinect (Microsoft®) ) e o Just Dance foi o jogo selecionado. Os dados foram analisados através do SPSS 22.0 e para todas as análises foi adotado um nível de significância de 5%. Resultados: a amostra foi composta majoritariamente pelo sexo feminino (60,4%), de classes econômicas C, D e E (56,3%), autorreferida de cor não branca (79,2%) e com sobrepeso (70,8%). No início do estudo, 24,1% dos adolescentes foram classificados como muito ativos, 38,9% como ativos, e 22,2% como insuficientemente ativos. Embora significativo o aumento no nível de atividade física proporcionado pela intervenção, não foi registrada alteração estatisticamente significante nos níveis de PCR-u. Conclusão: o exergame foi capaz de produzir melhoria no nível de atividade física, mas não na PCR- u. Sugere-se que estudos com períodos de intervenção mais longos possam ser realizados para melhor avaliação.
Descrição:
MELO, F. C. T. de. Impacto do uso do Exergame sobre o risco cardiovascular avaliado pela PCR ultrassenssível: Um estudo com adolescentes com excesso de peso. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.