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Bioindicadores: Um recurso didático para educação ambiental

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dc.contributor.author Gonçalves, Lorrana Kelly Batista
dc.date.accessioned 2020-05-05T15:48:27Z
dc.date.available 2020-05-05T15:48:27Z
dc.date.issued 2018-11-09
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21870
dc.description GONÇALVES, L. K. B. Bioindicadores: Um recurso didático para educação ambiental. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Elementos bióticos são comumente usados como ferramentas na avaliação da qualidade ambiental, assim como um recurso integrado a Educação Ambiental. Entre esses, destacam-se os macroinvertebrados bentônicos, organismos visíveis a olho nu e excelentes indicadores das condições ambientais. Assim, nosso objetivo foi analisar a percepção dos estudantes de uma escola pública rural e uma urbana do Cariri Ocidental paraibano acerca da fauna bentônica como bioindicadora de qualidade da água, como também sensibilizá-los para a conservação de ecossistemas aquáticos. A técnica participativa ―tempestade de ideias‖ (brainstorming) foi aplicada para sondar o conhecimento prévio dos estudantes.Uma oficina temática sobre bioindicadores foi realizada para a aprendizagem dos conceitos e relações apreendidos durante a oficina. Através da ―tempestade de ideias‖, os estudantes indicaram que a água é de boa qualidade quando é limpa, clara e não tem cheiro ruim. Enquanto para água de má qualidade citaram: mau cheiro, peixes mortos e moscas brancas. Por meio do jogo ilustrativo foi possível observar que os estudantes apresentavam certo nível de conhecimento sobre macroinvertebrados, reconhecendo organismos como: libélula (Odonata), caracol (Mollusca), minhoca d‘água (Oligochaeta), camarão (Decapoda), moscas (Díptera) e sanguessuga (Hirudinea). No entanto, apenas os estudantes da escola rural conheciam os macroinvertebrados como bioindicadores. Concluímosque os estudantes reconhecem os macroinventebrados como componentes bióticos dos ecossistemas aquáticos, mas não como indicadores da qualidade da água, e que o emprego de ferramentas como as que foram aplicadas no presente estudo, são amplamente recomendadas para o ensino em Educação Ambiental, pois promovem a democratização e compartilhamento do conhecimento científico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Joseline Molozzi pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Qualidade ambiental pt_BR
dc.subject Conhecimento ecológico pt_BR
dc.subject Invertebrados bentônicos pt_BR
dc.subject Técnicas participativas pt_BR
dc.title Bioindicadores: Um recurso didático para educação ambiental pt_BR
dc.type Other pt_BR


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