Resumo:
O excesso de peso é uma condição clínica causada por um desequilíbrio energético. Tal situação é o motivo de vários problemas de saúde, dentre eles, a diminuição nos níveis de atenção dos indivíduos. A atenção é uma função executiva que tanto pode sofrer impacto do sobrepeso/obesidade, como pode afetar o percentual de massa corporal. O objetivo deste estudo foi avaliar os níveis de atenção sustentada, dividida, alternada e seletiva em crianças e adolescentes escolares com excesso de peso antes e depois da utilização de exergames gamificados durante 50 minutos e 3 vezes por semana. Tratou-se de um ensaio clínico randomizado que aconteceu em duas escolas previamente sorteadas, sendo uma do grupo controle e outra da intervenção. No total, foram incluídos no estudo 74 indivíduos, sendo 31 do grupo de intervenção e 43 do grupo controle. Os integrantes dos dois grupos foram submetidos ao “Teste de Trilhas”, “Teste Stroop de Cores e Palavras - Versão Victoria” e a uma pergunta sobre seu estado emocional, antes e depois da intervenção. Ao verificar os níveis de atenção, notou-se que a intervenção promoveu significante melhora. Já o estado emocional, após a intervenção, demonstrou um aumento no percentual do nível de estado emocional basal (74,19%) no grupo de intervenção. Conclui-se que a intervenção por exergame gamificado é eficaz na melhora dos níveis de atenção sustentada, dividida, alternada e seletiva e estado emocional basal.
Descrição:
DINIZ, D. G. S. Avaliação da atenção em crianças e adolescentes escolares com excesso de peso antes e depois do uso de exergames em gamificação: Ensaio clínico randomizado. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.