UEPB - Repositório Digital

Jogo didático: Uma proposta metodológica para o ensino – Aprendizagem no conteúdo da genética

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Marques, Danielle Raissa Silva
dc.date.accessioned 2020-05-05T17:11:40Z
dc.date.available 2020-05-05T17:11:40Z
dc.date.issued 2018-11-05
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21918
dc.description MARQUES, D. R. S. Jogo didático: Uma proposta metodológica para o ensino – Aprendizagem no conteúdo da genética. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Os jogos didáticos são ferramentas importantes para a construção do conhecimento, e por isso constitui uma metodologia diferenciada que contribui para o processo de ensino-aprendizagem, principalmente para os conteúdos que os estudantes sentem mais dificuldade em aprender. O objetivo deste trabalho é analisar a eficácia e êxito de um jogo construído de autoria própria para o ensino de genética com ênfase ao processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa se caracterizou como qualitativa, com questionários pré-teste e pós-teste, os quais foram instrumentos para a coleta dos dados, aplicado com estudantes da terceira série do ensino médio da Escola Cidadã Integral Doutor Hortênsio de Sousa Ribeiro. O jogo didático aplicado foi considerado didático pela maioria dos estudantes e contribuiu de forma significante para a construção do conhecimento dos estudantes do ensino médio, onde auxiliou os mesmos na compreensão do assunto síntese proteica, após a utilização do jogo sintetizando a memória proteica ocorreu uma evolução acerca da aprendizagem em relação ao assunto (síntese proteica), sendo possível trabalhar mais vezes com essa metodologia de ensino, de modo que venha contribuir para a construção do conhecimento, onde cerca de 120 estudantes gostariam que os jogos didáticos fossem trabalhados mais vezes durante as aulas. Diante da relevância do jogo intitulado sintetizando a memória proteica, serve de modelo para os demais professores que desejam optar em trabalhar com essa metodologia, contribuindo como uma ferramenta didática para a reconstrução do ensino de genética em nível médio por meio do lúdico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogo didático pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino pt_BR
dc.subject Ensino de genética pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.title Jogo didático: Uma proposta metodológica para o ensino – Aprendizagem no conteúdo da genética pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta