dc.contributor.author |
Marques, Danielle Raissa Silva |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-05T17:11:40Z |
|
dc.date.available |
2020-05-05T17:11:40Z |
|
dc.date.issued |
2018-11-05 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.337 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21918 |
|
dc.description |
MARQUES, D. R. S. Jogo didático: Uma proposta metodológica para o ensino – Aprendizagem no conteúdo da genética. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os jogos didáticos são ferramentas importantes para a construção do conhecimento, e por isso constitui uma metodologia diferenciada que contribui para o processo de ensino-aprendizagem, principalmente para os conteúdos que os estudantes sentem mais dificuldade em aprender. O objetivo deste trabalho é analisar a eficácia e êxito de um jogo construído de autoria própria para o ensino de genética com ênfase ao processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa se caracterizou como qualitativa, com questionários pré-teste e pós-teste, os quais foram instrumentos para a coleta dos dados, aplicado com estudantes da terceira série do ensino médio da Escola Cidadã Integral Doutor Hortênsio de Sousa Ribeiro. O jogo didático aplicado foi considerado didático pela maioria dos estudantes e contribuiu de forma significante para a construção do conhecimento dos estudantes do ensino médio, onde auxiliou os mesmos na compreensão do assunto síntese proteica, após a utilização do jogo sintetizando a memória proteica ocorreu uma evolução acerca da aprendizagem em relação ao assunto (síntese proteica), sendo possível trabalhar mais vezes com essa metodologia de ensino, de modo que venha contribuir para a construção do conhecimento, onde cerca de 120 estudantes gostariam que os jogos didáticos fossem trabalhados mais vezes durante as aulas. Diante da relevância do jogo intitulado sintetizando a memória proteica, serve de modelo para os demais professores que desejam optar em trabalhar com essa metodologia, contribuindo como uma ferramenta didática para a reconstrução do ensino de genética em nível médio por meio do lúdico. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo didático |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de genética |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos |
pt_BR |
dc.title |
Jogo didático: Uma proposta metodológica para o ensino – Aprendizagem no conteúdo da genética |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |