Resumo:
O Brasil é considerado o país de maior biodiversidade do mundo, por concentrar em seu território entre 20% e 25% de todos os organismos vivos do planeta. No entanto, o uso desenfreado dos recursos naturais está entre as principais causas da degradação ambiental e perda da biodiversidade nos últimos anos. A Caatinga está entre os biomas mais degradados do Brasil, além de ser o menos protegido. No contexto educacional, a etnobiologia se faz presente fomentando a abordagem inter e transdisciplinar, promovendo assim a valorização, a integração e a relação dos diferentes saberes. O presente trabalho originou-se do projeto de extensão “Conservação de Espécies Endêmicas na Caatinga: Práticas Educacionais” e teve como objetivos analisar o conhecimento de alunos do ensino médio sobre o bioma Caatinga e sua conservação e analisar a interdisciplinaridade e os aspectos abordados do bioma Caatinga em livros de ensino médio. O trabalho foi realizado na Escola Estadual Iolanda Tereza Chaves de Lima, localizada no município de Cubatí (PB). Foram analisados, na biblioteca da instituição, os livros de ensino médio das disciplinas de Biologia e Geografia, e foi aplicado um questionário semiestruturado com os alunos do 3º ano médio. De acordo com a análise dos livros, a Caatinga é um conteúdo pouco trabalhado em sala de aula, e o questionário aplicado constatou que os alunos apresentavam uma grande deficiência acerca do conhecimento sobre o tema, havendo assim a necessidade de uma mobilização e sensibilização por parte do ambiente escolar acerca da importância da conservação do bioma Caatinga para a biodiversidade brasileira.
Descrição:
BARROS, A. F. Conhecimento de alunos do Ensino Médio sobre o bioma caatinga e sua conservação. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.