Resumo:
Introdução: as redes sociais são frequentemente acessadas pelos jovens e podem ser consideradas como uma ferramenta para a realização de atividades educativas e formação de grupos, inclusive para troca de experiências com o intuito de melhorar a condição de saúde do indivíduo. Objetivo: verificar a frequência e os fatores associados ao uso das redes sociais entre adolescentes. Métodos: Estudo transversal envolvendo 228 adolescentes do 5º ao 9º ano de uma escola pública do município de Campina Grande/PB. Foi aplicado um formulário para obtenção das informações relativas ao uso e tipo de rede social, sexo, idade, turno e ano e realizada a antropometria. Para avaliar a associação entre as variáveis sexo, estado nutricional, ano e turno da escola com o uso de rede social foi utilizado o teste do qui-quadrado. Esse teste também foi utilizado para verificar se havia associação do tipo de rede social com o sexo. A análise estatística foi realizada no programa SPSS versão 22.0 e foi considerado um nível de significância de 5%. Resultados: entre os adolescentes avaliados, 82,5% faziam uso de rede social, sendo as mais acessadas o Facebook (90,5%) e o Whatsapp (67,0%). O uso da rede social esteve associado ao turno da escola (p <0,001) e os adolescentes que estudavam pela manhã apresentaram quatro vezes mais chances de acessarem a rede em relação aos do turno da tarde. O acesso ao Instagram e Snapchat esteve associado ao sexo feminino. Conclusões: o uso de rede social entre os adolescentes é frequente principalmente entre os que estudam no turno da manhã, sendo as redes mais utilizadas o Facebook e o WhatsApp, independente do sexo.
Descrição:
SABINO, R. B. Frequência e fatores relacionados ao uso das redes sociais por adolescentes de uma escola pública do município de Campina Grande – PB. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.