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A valorização e qualificação docente constituem fatores importantes para aprimorar a educação brasileira, no entanto, diante da desvalorização política e social que permeia o trabalho docente, é pertinente investigar o nível de atratividade dessa profissão. Nesse sentido, propõe-se neste estudo analisar as perspectivas de atuação na educação básica entre estudantes do nono período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, Campina Grande-PB, descrevendo inicialmente o perfil socioeconômico dos participantes, e identificando e analisando as motivações para almejar ou não a profissão docente. A pesquisa desenvolvida tratou-se de um estudo de caso em que foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Com base nas respostas do grupo estudado, constatou-se que grande parte dos que pretendem seguir a carreira docente é do gênero feminino, e justificam a opção por variados motivos de ordem pessoal e profissional, tais como: sentimento altruísta, afinidade com crianças e adolescentes, liberdade pedagógica. Os demais licenciandos, majoritariamente do gênero masculino, optaram pelo grupo dos que não desejam ser professores, afirmando, dentre outros aspectos, que a questão salarial, indisciplina e desinteresse dos alunos, além da desvalorização do professor, justificam sua rejeição. Diante da desmotivação pela docência, entende-se que os cursos de formação precisam trabalhar a identificação profissional desde cedo, ao passo que os programas governamentais devem priorizar políticas de valorização docente aumentando a atratividade pela carreira. |
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