UEPB - Repositório Digital

Perspectivas de atuação na Educação Básica de estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba – Campus I

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dias, Daniel Pôrto
dc.date.accessioned 2020-05-05T18:37:21Z
dc.date.available 2020-05-05T18:37:21Z
dc.date.issued 2018-12-05
dc.identifier.other CDD 570
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21979
dc.description DIAS, D. P. Perspectivas de atuação na Educação Básica de estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba – Campus I. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A valorização e qualificação docente constituem fatores importantes para aprimorar a educação brasileira, no entanto, diante da desvalorização política e social que permeia o trabalho docente, é pertinente investigar o nível de atratividade dessa profissão. Nesse sentido, propõe-se neste estudo analisar as perspectivas de atuação na educação básica entre estudantes do nono período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, Campina Grande-PB, descrevendo inicialmente o perfil socioeconômico dos participantes, e identificando e analisando as motivações para almejar ou não a profissão docente. A pesquisa desenvolvida tratou-se de um estudo de caso em que foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Com base nas respostas do grupo estudado, constatou-se que grande parte dos que pretendem seguir a carreira docente é do gênero feminino, e justificam a opção por variados motivos de ordem pessoal e profissional, tais como: sentimento altruísta, afinidade com crianças e adolescentes, liberdade pedagógica. Os demais licenciandos, majoritariamente do gênero masculino, optaram pelo grupo dos que não desejam ser professores, afirmando, dentre outros aspectos, que a questão salarial, indisciplina e desinteresse dos alunos, além da desvalorização do professor, justificam sua rejeição. Diante da desmotivação pela docência, entende-se que os cursos de formação precisam trabalhar a identificação profissional desde cedo, ao passo que os programas governamentais devem priorizar políticas de valorização docente aumentando a atratividade pela carreira. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Érica Caldas Silva de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.subject Escolha profissional pt_BR
dc.title Perspectivas de atuação na Educação Básica de estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba – Campus I pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta