dc.contributor.author |
Pereira, Alisson Otávio Brito |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-05T19:21:15Z |
|
dc.date.available |
2020-05-05T19:21:15Z |
|
dc.date.issued |
2019-12-09 |
|
dc.identifier.other |
CDD 600 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22060 |
|
dc.description |
PEREIRA, A. O. B. Pensamento computacional na Educação de Jovens e Adultos: Proposta de guia instrucional para a EJA com foco nas competências do profissional do futuro. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A resistência à utilização de novas tecnologias na educação tem sido algo comum entre os educadores, o receio de embarcar em algo novo toma conta, e impede que os professores vejam os benefícios trazidos pela tecnologia. Jeannette Wing mostra de diversas maneiras os benefícios de utilizar o Pensamento Computacional (PC) para resolução de problemas complexos em todas as áreas do conhecimento. Diante disso, diversas pesquisas surgiram, em especial no ramo da educação infantil e/ou ensino fundamental e médio, para que o desenvolvimento do PC começasse desde cedo, entretanto, um público que notoriamente vem sendo inexplorado é o que compreende à Educação de Jovens e Adultos (EJA). O fato dessas pessoas necessitarem de uma educação rápida e eficaz, levou este trabalho de pesquisa a desenvolver uma proposta que une o pensamento computacional à metodologia de desenvolvimento ágil SCRUM, dado o fato que para a EJA é indispensável a velocidade de ensino e com a melhor qualidade possível. O trabalho propõe-se a contribuir com um guia instrucional, onde o educador juntamente com os educandos, serão ativos no processo de aprendizagem, e, com o foco nas competências do profissional do futuro, colaborar para o conhecimento do público abordado. Quanto às limitações do trabalho, pode ser citado que não houve a aplicação experimental da pesquisa para saber o comportamento do método proposto no mundo real. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Luciana de Queiroz Leal Gomes |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Pensamento computacional |
pt_BR |
dc.title |
Pensamento computacional na Educação de Jovens e Adultos: Proposta de guia instrucional para a EJA com foco nas competências do profissional do futuro |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |