Resumo:
Refletimos neste trabalho as contribuições do uso da tecnologia da informação e
comunicação (TIC) e da Inteligência artificial (I.A) como ferramentas para auxiliarem
a mediação no processo ensino-aprendizagem. Essa ideia das TIC‟s e da I.A nos
meios educacionais surge da necessidade de interação da escola com os avanços
tecnológicos e, consequentemente, de sua adaptação ao meio em que o aluno esta
inserido. Analisamos as contribuições dessas ferramentas para uma maior interação
e aprendizagem por parte do aluno, assim como a necessidade de formação
adequada e continuada para os professores usarem as TIC‟s no espaço de ensino.
Com uma educação, seja nas modalidades presencial e/ou à distância, mais
dinâmica, possibilitando aos estudantes que suas necessidades sejam atendidas de
formas mais significativas do que em um modelo tradicional de ensino (que se utilize
do professor como o único divulgador do conhecimento), a aprendizagem será mais
expressiva. Para embasar essa ideia, nosso trabalho desenvolveu-se por meio de
pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, fazendo uso das ideias dos principais
estudiosos sobre a área. Sendo assim, ao final dessa pesquisa poder-se-á observar
algumas dificuldades encontradas para o uso das TIC‟s e da I.A na educação e suas
contribuições para a aprendizagem do aluno.
Descrição:
Melo, Valkíria Oliveira de. A mediação no processo ensino-aprendizagem: as TIC's e a inteligência artificial dos meios educacionais. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais na Educação) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.