Resumo:
O presente trabalho reforça a importância de teorias que apresentam as tecnologias como meios
de complemento de aquisição do conhecimento, pois, sozinhas, as tecnologias não alcançam a
primazia e o rigor que é dado para o discente. Em todas as etapas de ensino, é primordial a
presença do professor ou tutor, uma presença que auxilie e norteie o conhecimento. Criados no
ambiente virtual de aprendizagem (AVA), os objetos educacionais formam estratégias que
reforçam o ensino presencial, o que não dispensa a presença do professor, pois esse é omediador
do conhecimento, que utiliza ferramentas da cultura digital para suas práticas educativas. A
memória de dados presente no virtual, sendo acessível pelas ligações hipertextuais, links e
hiperlinks, permitem uma ampla abordagem do conhecimento, possibilitando conexões cada
vezmais abrangentes e aliadas ao ensino em plataformas virtuais. Na primeira parte do trabalho,
relacionamos a importância das ferramentas da Inteligência Artificial (IA), para uma maior
interatividade no ensino. Na segunda parte, destacamos a presença dos AVAs como mais um
reforço para a aprendizagem construtivista e da importância do professor-tutor no processo de
transmissão do conhecimento presente na inteligência coletiva e na cibercultura. Também
destacamos os problemas da avaliação e da didática, já que temos uma nova re-modelagem da
sala de aula e um ensino mais híbrido e que exige maior participação. Na terceira parte,
destacamos os conceitos de interação e de interatividade no contexto da mediação do ensino e
como ocorre na aprendizagem colaborativa, onde o discente participa e o professor é sempre o
mediador do processo de aquisição do conhecimento. Na quarta e última parte, destacamos o
conceito de aprendizagem conectivista, pois, esse tipo de aprendizagem destaca toda essa
interacionalidade e colaboração por meio dos objetos educacionais, também salientamos a
presença do computador como uma ferramenta importante nesse processo, uma vez que a
aprendizagem conectivista acrescenta um novo olhar sobre a aquisição do conhecimento por
meio de ferramentas tecnológicas que reforçam a importância da aprendizagem colaborativa e
de um ensino mais interativo. Além do conectivismo, também desenvolvemos nosso trabalho
sob a luz das teorias sócio-interacionista e educação na cibercultura. Também destacamos a
leitura de autores sobre conhecimento de máquinas, estudos sobre a mente e linguagem.
Descrição:
PEREIRA, Jozelma Oliveira. Formação continuada para a docência interativa: inteligência artificial e relações de ensino e aprendizagem na cibercultura. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais na Educação) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.