Resumo:
Hoje o acesso ao computador ou internet está comum em todas as classes
sociais. Estamos dependentes com as oportunidades que eles oferecem. E a
escola não pode ficar de fora desse processo. Os alunos são usuários
frequentes do computador e celulares, fazer uso de tais ferramentas é uma
oportunidade para inseri-los nas aulas, já que essa máquina pode estimular a
criatividade e a autonomia do aluno, se tiver uma orientação adequada. A
elaboração da nossa proposta de Ensino partiu de uma inquietação pela
utilização das novas tecnologias em sala de aula que já vem sendo abordado
há muito tempo, e unimos as aulas de Matemática para abordar uma situação
que é de preocupação não apenas em nossa cidade mais a nível nacional,
podendo trabalhar então com a Matemática e os Temas Transversais unindo
isso com o uso do computador. Sabendo que é possível salvar vidas através da
junção de conhecimentos do cotidiano com conhecimentos escolares, trazemos
essa temática em uma boa hora para os alunos aprenderem um pouco mais e
levarem esse conhecimento a comunidade escolar onde estão inseridos. O
objetivo geral dessa nossa pesquisa é trazer uma reflexão da utilização do
computador nas aulas de Matemática. A metodologia e a pesquisa foram
realizadas no ano de 2018 e os questionários aplicados entre os meses Julho e
Agosto. Os resultados obtidos com a aplicação do projeto com a utilização do
computador evidenciam a necessidade de se fazer uso de tais tecnologias
como facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos, é
garantir aos alunos um conhecimento a mais de seu mundo e como se deve
utilizar isso em seu favor.
Descrição:
CEZÁRIO, Janaína Aparecida. O uso do computador como ferramenta pedagógica: ensino da matemática voltado para a vida. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais na Educação) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.