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O estudo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada na Associação de Pais e Amigos
dos Excepcionais- APAE no período de agosto a dezembro de 2018. Os objetivos da nossa
pesquisa foram analisar os projetos pedagógicos e também os tipos de softwares educativos
utilizadas no processo de desenvolvimento das potencialidades dos discentes do local, a fim
de tornar o ensino especial prático, interativo e didático.Adotamos a pesquisa de cunho
qualitativo e exploratória realizando uma entrevista cujo corpus contou com a participação da
coordenação pedagógica, do corpo docente e de alguns discentes da instituição. Buscamos
apoio teórico nos estudos de Carvalho (2004),Castro e Pimentel (2009),Mills (2003),Oliveira
(1993), Vigotski (1997), dentre outros. Através dos dados coletados na pesquisa foi possível
constatar que a inclusão tecnológica na APAE, permite cada vez mais, a interação dos alunos,
viabilizando o acesso a informação numa tentativa de atender as diferenças individuais,
garantindo condições propícias para a construção do conhecimento. A tecnologia consegue
tornar as aulas dinâmicas, interativas, diversificadas, além disso, promove diversos benefícios
aos estudantes, tais como: fixação do conteúdo, ajuda a aplicar o conhecimento adquirido,
contribuindo de forma satisfatória para a melhoria do aprendizado, é muito importante que os
alunos com deficiência tenham essa vivência tecnológica, a fim de que ocorra a inserção
social e tecnológica destes numa sociedade dita digital e da informação. |
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