UEPB - Repositório Digital

Práticas pedagógicas com software educativo: História de superação na APAE de Campina Grande-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Rosana Márcia da
dc.date.accessioned 2020-05-18T20:52:07Z
dc.date.available 2020-05-18T20:52:07Z
dc.date.issued 2019-03-01
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22071
dc.description SILVA, Rosana Márcia da. Práticas pedagógicas com software educativo: História de superação na APAE de Campina Grande-PB. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais na Educação) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O estudo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE no período de agosto a dezembro de 2018. Os objetivos da nossa pesquisa foram analisar os projetos pedagógicos e também os tipos de softwares educativos utilizadas no processo de desenvolvimento das potencialidades dos discentes do local, a fim de tornar o ensino especial prático, interativo e didático.Adotamos a pesquisa de cunho qualitativo e exploratória realizando uma entrevista cujo corpus contou com a participação da coordenação pedagógica, do corpo docente e de alguns discentes da instituição. Buscamos apoio teórico nos estudos de Carvalho (2004),Castro e Pimentel (2009),Mills (2003),Oliveira (1993), Vigotski (1997), dentre outros. Através dos dados coletados na pesquisa foi possível constatar que a inclusão tecnológica na APAE, permite cada vez mais, a interação dos alunos, viabilizando o acesso a informação numa tentativa de atender as diferenças individuais, garantindo condições propícias para a construção do conhecimento. A tecnologia consegue tornar as aulas dinâmicas, interativas, diversificadas, além disso, promove diversos benefícios aos estudantes, tais como: fixação do conteúdo, ajuda a aplicar o conhecimento adquirido, contribuindo de forma satisfatória para a melhoria do aprendizado, é muito importante que os alunos com deficiência tenham essa vivência tecnológica, a fim de que ocorra a inserção social e tecnológica destes numa sociedade dita digital e da informação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ligia Pereira dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Softwares educativos pt_BR
dc.subject Inclusão digital pt_BR
dc.subject Tecnologias educativas pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title Práticas pedagógicas com software educativo: História de superação na APAE de Campina Grande-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta