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A era digital chegou, se instalou e de diversas formas influencia o cotidiano das pessoas em
sociedade. A escola, neste contexto, se vê diante da problemática de como se adequar a esses
tempos para preparar o corpo discente para lidar com esse novo que emerge. Dado o exposto,
esse trabalho dirige o olhar para o livro didático, uma vez que este material é o mais acessível,
tanto para docentes quanto para discentes, afinal, o Governo Federal, através do Programa
Nacional do Livro Didático, distribui, de forma gratuita em todo seu território livros para uso
individual de cada estudante. Assim, é importante, inclusive, é dever, que este suporte
pedagógico assinale em seu interior meios de promover o letramento digital. Desse modo, o
objetivo geral deste trabalho é analisar como o livro didático pode auxiliar professores e
professoras na questão do letramento digital de discentes. Para tanto, serão analisados três
livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) de uma coleção que
é utilizada em escolas do Estado do Rio Grande do Norte. Os objetivos específicos buscam
verificar se os livros trazem subsídios para o aluno desenvolver o letramento digital, assim
como, averiguar se as sugestões constantes na área de auxílio pedagógico da versão do livro
do professor têm orientações de como o docente proceder diante da problemática do
letramento digital. O percurso teórico está alicerçado no que postulam os documentos oficiais
sobre ensino e aprendizagem de língua portuguesa, como também em pesquisas de estudiosos
da área de letramento, didática, com ênfase no papel da escola, dos docentes e dos livros
didáticos para a construção do conhecimento com auxílio dos meios digitais. Isso permitiu
perceber que o livro didático não somente pode, como deve ser auxiliar no processo de
letramento digital, com a ressalva de que mesmo com todos os avanços que houve em sua
confecção, ele é um suporte e não o único apoio docente em sala de aula. |
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