UEPB - Repositório Digital

O livro didático pode ser aliado no desenvolvimento do letramento digital

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Fabiana Maria dos Santos
dc.date.accessioned 2020-05-18T20:52:23Z
dc.date.available 2020-05-18T20:52:23Z
dc.date.issued 2019-03-12
dc.identifier.issn CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22072
dc.description SOUZA, Fabiana Maria dos Santos. O livro didático pode ser aliado no desenvolvimento do letramento digital. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais na Educação) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A era digital chegou, se instalou e de diversas formas influencia o cotidiano das pessoas em sociedade. A escola, neste contexto, se vê diante da problemática de como se adequar a esses tempos para preparar o corpo discente para lidar com esse novo que emerge. Dado o exposto, esse trabalho dirige o olhar para o livro didático, uma vez que este material é o mais acessível, tanto para docentes quanto para discentes, afinal, o Governo Federal, através do Programa Nacional do Livro Didático, distribui, de forma gratuita em todo seu território livros para uso individual de cada estudante. Assim, é importante, inclusive, é dever, que este suporte pedagógico assinale em seu interior meios de promover o letramento digital. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é analisar como o livro didático pode auxiliar professores e professoras na questão do letramento digital de discentes. Para tanto, serão analisados três livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) de uma coleção que é utilizada em escolas do Estado do Rio Grande do Norte. Os objetivos específicos buscam verificar se os livros trazem subsídios para o aluno desenvolver o letramento digital, assim como, averiguar se as sugestões constantes na área de auxílio pedagógico da versão do livro do professor têm orientações de como o docente proceder diante da problemática do letramento digital. O percurso teórico está alicerçado no que postulam os documentos oficiais sobre ensino e aprendizagem de língua portuguesa, como também em pesquisas de estudiosos da área de letramento, didática, com ênfase no papel da escola, dos docentes e dos livros didáticos para a construção do conhecimento com auxílio dos meios digitais. Isso permitiu perceber que o livro didático não somente pode, como deve ser auxiliar no processo de letramento digital, com a ressalva de que mesmo com todos os avanços que houve em sua confecção, ele é um suporte e não o único apoio docente em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cecília Telma Alves Pontes de Queiroz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.title O livro didático pode ser aliado no desenvolvimento do letramento digital pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta