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A Educação Especial vem ganhando espaço no cenário Nacional e Internacional,
antes falar de pessoas com deficiência era inimaginável, hoje devido os avanços
ocorridos no cenário educacional e as lutas das pessoas com deficiência, esse
assunto é debate em vários fóruns, congressos Nacionais e Internacionais, neste
sentido, falar de educação Inclusiva é imprescindível para que se construa uma
sociedade justa e com oportunidades para todos. A família, escola e sociedade
precisam comungar dos mesmos interesses, não apenas oferecer um espaço para
as pessoas com deficiência, mas ofertar condições para que tais crianças se
desenvolvam cognitivamente, afetivamente e socialmente naquele local. Em virtude
dessa demanda necessária, temos grandes aliados para se fazer cumprir o que rege
as políticas públicas educacionais, e com isso continuar a luta em prol de uma
educação para todos e com equidade, uma vez que somos iguais em direitos e
deveres conforme a Constituição Federal de 1988. O objetivo principal do presente
estudo foi apresentar de modo descritivo, o desenvolvimento do trabalho pedagógico
junto à pessoa com deficiência, em salas de AEE (Atendimento Educacional
Especializado), no município de São Vicente do Seridó – PB. A pesquisa ocorreu
nas salas de AEE, com profissionais especializados em educação especial, foi de
cunho exploratório, para tal, utilizamos como instrumento metodológico a coleta de
dados. Trabalhamos com os seguintes autores: MANTOAN (2007), MORAN (2013),
CARVALHO (2003), dentre outros. A pesquisa ocorreu entre os meses de Novembro
à Março de 2019. Os resultados apontaram que as crianças atendidas na sala de
AEE, desenvolvem suas habilidades individuais, sua inteligência emocional e
melhoram o rendimento na escola regular. O trabalho desenvolvido com softwares,
textos, jogos pedagógicos: quebra-cabeça, jogos de memória, alfabeto móvel, caça
palavras, ajudam na aprendizagem de pessoas com deficiência. |
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