Resumo:
O desenvolvimento cognitivo é um campo de estudo focado no processo de surgimento da
capacidade de pensar e compreender das pessoas. Disciplinas como a Educação Física
escolar é muito mais do que apenas uma disciplina recreativa ou para formação de atletas
como muitos pensam; ela tem papel fundamental na formação dos estudantes, tanto na
esfera escolar quanto no social e ainda se abrangendo para a saúde do corpo e mente, desta
maneira, a mesma terá grande influência no desenvolvimento motor e cognitivo dos
estudantes, podendo contribuir no desenvolvimento afetivo, social, entre outras
dimensões. O presente estudo visa promover novos olhares para a importância da prática
dos Jogos Internos Escolares em uma Escola da rede estadual do estado da Paraíba,
motivando e envolvendo o estudante. Compreendendo o esporte de modo geral através de
pesquisa bibliográfica acerca do tema, tratando a prática de esportes na escola analisada
como um elemento de inclusão; observando a metodologia utilizada pelos professores nas
aulas práticas e teóricas da instituição, bem como a efetivação do processo das atividades
realizadas, como foco nos jogos internos e aulas teórico-práticas. Foi possível analisar que
na escola são praticadas três práticas corporais e que se faz necessário a inclusão de mais
atividades que visem também o desenvolvimento de outras habilidades, pois a educação
física é responsável por tornar o aluno um cidadão capaz de posicionar-se criticamente
diante das diversas formas da cultura corporal. Assim, esta pesquisa leva à reflexão de que
ainda há muito a que se pensar e fazer para que toda a sociedade e comunidade escolar
abranjam seus olhares quando se refere aos Jogos Internos Escolares, mesmo sabendo que
muito já se foi feito no ambiente escolar.
Descrição:
BAÊTA, A. O. P. Um novo olhar para o desenvolvimento cognitivo com a prática dos jogos escolares. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2020.