Resumo:
A escola é o local propício para desenvolver o saber e buscar o conhecimento, é o local
onde experiências culturais são trocadas e vivenciadas. Este estudo teve o objetivo de
enfatizar a relevância das aulas teóricas de Educação Física escolar. A problemática da
pesquisa consiste em entender a visão dos alunos de uma escola integral acerca da
educação física escolar no que tange as aulas aplicadas da teoria aliada à sua prática.
Como também, identificar junto aos alunos o quão a educação física pode contribuir
para a sua formação escolar. E o que pensam sobre as aulas teóricas ministradas pelo
professor neste componente curricular. Diante do exposto, o objetivo geral do presente
artigo é entender a visão dos alunos de uma escola integral acerca da educação física
escolar da teoria à prática. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa
qualitativa, descritiva e bibliográfica. O instrumento de coleta de dados utilizado foi
uma entrevista semiestruturada, contendo 05 perguntas sobre a temática abordada,
realizada junto a 06 alunos que estão cursando o 1º e 2º ano do ensino médio da Escola
Estadual Cidadã Integral Técnica Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque na cidade de
Patos/PB. Após os dados serem coletados, foi feita a transcrição das entrevistas, a
tabulação dos dados utilizando o software excel e em seguida foi feito uma análise do
conteúdo do discurso dos entrevistados com o intuito de evidenciar o entendimento dos
alunos. Pode-se verificar que os alunos têm uma ótima compreensão da importância das
aulas teóricas de Educação Física. Segundo os alunos o ideal seria o seguinte: abordar a
teoria de sobre um determinado assunto ou esporte e em seguida irem para a prática.
Descrição:
BORGES, C. F. Educação física escolar: teoria aliada à prática . 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.