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Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise da interdisciplinaridade entre a Física e
a Educação Física no contexto escolar através da Biomecânica, nas séries finais do ensino
fundamental na disciplina de Ciências. Abordam-se às possibilidades interdisciplinares nas
aulas de Educação Física escolar, por meio das seguintes modalidades que compõem o
atletismo, corrida com obstáculos, salto em distância, corrida de pista 100 m rasos e uma
atividade extra, conhecida como jogo do cabo de guerra. Assim, o aluno fará a associação
entre as disciplinas na prática das atividades, nos exercícios físicos e nas brincadeiras. Tratase de uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, nas escolas, tendo em vista a
necessidade de uma intervenção que possa mudar o cenário educacional atual, no qual o
educando apresenta algumas dificuldades na área de ciências, principalmente, no conteúdo de
Física. Como o objetivo central da Biomecânica é o estudo do movimento humano, que é
comum a outras áreas da Educação Física, ela tem como pilar as leis da Física, por exemplo,
as leis de Newton. Além disso, em virtude da forte relação interdisciplinar existente entre a
Física e a Educação Física, proporcionam-se aos discentes novas possibilidades de
compreensão dos conteúdos. Portanto, ampliam-se os conhecimentos sobre a Educação Física
e sua ligação com outras áreas do conhecimento, melhorando o rendimento escolar e o
processo de ensino-aprendizagem. As atividades executadas nessa pesquisa proporcionaram
meios para abordar a Educação Física e a Física por intermédio da Biomecânica. Além do
mais, o aluno teve uma prática motivadora na qual foram utilizadas atividades esportivas. Por
fim, tendo em vista o nível de aceitação da Educação Física escolar e à medida que a mesma é
relacionada aos conteúdos ministrados em sala de aula, associando-se à prática ao cotidiano
dos estudantes, de modo interdisciplinar, abre-se um leque de novas possibilidades de ensino
nas escolas. |
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