Resumo:
O momento atual é marcado por surtos epidêmicos como Dengue Zika e Chikungunya. Assim, este trabalho objetiva de modo geral Identificar ações educacionais no enfrentamento às Arboviroses e possíveis articulações de políticas intersetoriais entre saúde e educação com o Programa Saúde na Escola (PSE) em artigos e teses. Como intencionalidades específicas: conhecer a atenção dada ao enfrentamento das Arboviroses: Dengue, Zika e Chikungunya em documentos norteadores do Programa Saúde na Escola; identificar propostas pedagógicas que auxiliem o enfrentamento às Arboviroses em artigos e teses e verificar se há discussão da intersetorialidade saúde-educação nos textos analisados. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza teórica com análise bibliográfica e textos localizados em periódicos da CAPES, Bancos de Teses e Dissertações de universidades públicas do Estado da Paraíba , textos e documentos disponíveis nos sites do Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Analisou-se documentos que abordam o PSE e seu papel no enfrentamento ao Aedes Aegypti além de quatro trabalhos publicados nas plataformas supracitadas. Identificou-se escassez de trabalhos na área com enfoque educativo. Notou-se ainda que são muitos os desafios para a conscientização e promoção à saúde no enfrentamento ao Aedes, apesar de existirem políticas públicas voltadas para esse fim. Os estudos indicam fragilidades na aplicação devida das diretrizes dessas políticas, como a intersetorialidade, e mais comprometimento por parte de gestores, profissionais da Educação, Saúde e comunidade.
Descrição:
SILVA, F. M. P. Programa saúde na escola e suas contribuições no enfrentamento as arboviroses: um levantamento bibliográfico. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.