Resumo:
Com o intuito de compreender o papel da mulher em cargos de liderança em instituições públicas, o estudo aborda uma análise acerca dos desafios que as gestoras da rede pública municipal e estadual de ensino da cidade de Santa Luzia-PB enfrentam em cargos de direção. Com a seguinte questão de pesquisa: Como as gestoras da rede pública de ensino municipal e estadual da cidade de Santa Luzia-PB enfrentam os desafios profissionais em cargos de liderança? Para tal, foi utilizada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva e exploratória. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado a oito gestoras que atuam em cargo de direção vinculadas ao município e estado. Foi realizada uma análise interpretativa dos dados. Os resultados obtidos demonstram que as mulheres enfrentam dificuldades na gestão escolar no que se refere à falta de compromisso por parte dos pais com a vida educacional de seus filhos e problemas com a equipe de trabalho, mas que buscam constantemente por estratégias para sanar esses problemas. Por fim, conclui-se que o estilo de liderança predominante na escola é o transformacional e que apesar de ainda existirem barreiras para a gestão feminina no âmbito escolar, as gestoras pesquisadas buscam constantemente dar o melhor de si para fazer uma gestão competente e liderar suas equipes da melhor forma possível.
Descrição:
SANTOS, H. B. Liderança feminina na gestão escolar pública da cidade de Santa Luzia-PB. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.