Resumo:
A geração desenfreada de resíduos sólidos e a percepção incorreta são fatores
que contribuem para crise ambiental, tornando um dos maiores desafios para a
sociedade. A Educação Ambiental junto com o sistema integrado de resíduos
sólidos constituem importantes ferramentas para amenizar a atual situação do
cenário ambiental. O objetivo deste trabalho foi aplicar e avaliar estratégias em
Educação Ambiental que permitam a sensibilização, formação e mobilização de
diferentes segmentos sociais para o empoderamento e popularização de
conhecimentos científicos relacionados à Gestão Integrada de Resíduos
Sólidos Domiciliares, em Campina Grande-PB. O trabalho aconteceu de Março
de 2011 a Agosto de 2012, tendo por base a pesquisa participante e
experimental. Para sensibilização e mobilização da comunidade foram
aplicadas estratégias como: envolvimento dos diferentes segmentos sociais
atuantes no bairro de Santa Rosa, Campina Grande - PB; encontros com as
famílias participantes; planejamento e agendamento de atividades
desenvolvidas na SAB do bairro; realização de eventos que envolveram toda
comunidade: seminários, ciclo de oficinas, palestras, implantação da coleta
seletiva na SAB de Santa Rosa, elaboração e distribuição de folder informativo,
inserção dos catadores de materiais recicláveis da ARENSA na realização da
coleta dos resíduos sólidos na fonte geradora. As estratégias aplicadas
favoreceram a implantação da gestão integrada de resíduos sólidos no bairro
de Santa Rosa, em Campina Grande-PB, bem como a construção e difusão de
conhecimentos relacionados à temática, junto aos diferentes atores sociais que
atuam no bairro. A gestão integrada de resíduos sólidos constitui um conjunto
de alternativas que tem por finalidade mitigar os impactos negativos
decorrentes da problemática dos resíduos sólidos, sensibilizar e mobilizar os
diferentes segmentos sociais para adoção de atitudes sustentáveis. Dentre as
alternativas, destacam-se: coleta seletiva na fonte geradora (82 residências),
tratamento da parcela orgânica (2.767 kg), transformando-a em composto com
características favoráveis ao uso em hortas domiciliares (736.48 kg); repasse
dos resíduos recicláveis secos aos catadores de materiais recicláveis
selecionados e higienizados na fonte geradora (9.072 kg), proporcionando
aumento da renda e evitando que estes resíduos fossem encaminhados ao
aterro sanitário. Portanto, Educação Ambiental constituiu-se um instrumento
indispensável ao alcance dos objetivos da Gestão Integrada de Resíduos
Sólidos Domiciliares do bairro de Santa Rosa, em Campina Grande-PB.
Descrição:
SILVA, P. A. e.
Estratégias em educação ambiental para
empoderamento e popularização de conhecimentos
científicos relacionados à gestão integrada de resíduos
sólidos domiciliares, Campina Grande-PB. 2012. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.