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O presente artigo tem o objetivo mostrar que o trabalho tem ocupado boa parte do tempo na
vida das pessoas, porém, a perspectiva é que os conflitos e doenças podem ser decorrentes das
atividades laborais, nesse contexto, pesquisas relacionadas a Qualidade de Vida no Trabalho
(QVT), têm se tornado importantes estudos para as organizações. Dessa forma, com o intuito
de contribuir para o tratamento desta questão, este artigo apresenta um modelo baseado no de
Walton, buscando entender a qualidade de vida no trabalho dos servidores técnicos efetivos, da
Universidade Estadual da Paraíba, campus de Patos-PB. Sendo utilizado uma abordagem
qualitativa por meio de um formulário de entrevista semiestruturado possibilitando a discussão
das possíveis formas de intervenção e análises das condições e ações de QVT da instituição,
onde participaram da pesquisa 12 (doze) servidores efetivos e ativos no campus. Os dados
revelaram que, de modo geral, o nível da QVT dos servidores técnicos, com base no modelo
utilizado, possui aspectos bem diversificados. Portanto, encontraram-se índices de satisfação
bem relevantes e positivos, como: segurança, estabilidade no trabalho, liberdade e privacidade.
No entanto, indicadores como: infraestrutura, capacitação, autonomia, compensação e
valorização do servidor revelaram diretamente um índice de insatisfação considerável,
indicando a necessidade de maior atenção e investimento por parte da instituição. |
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