dc.contributor.author |
Silva, Daianny Fernandes da |
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dc.date.accessioned |
2020-06-29T19:39:02Z |
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dc.date.available |
2020-06-29T19:39:02Z |
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dc.date.issued |
2020-02-19 |
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dc.identifier.other |
CDD 371.27 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22155 |
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dc.description |
SILVA, D. F. O efeito retroativo da prova Brasil de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental em uma rede municipal paraibana. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No Brasil, dentre as avaliações de larga escala, destaca-se a Prova Brasil, que explora conhecimentos tanto de Matemática quanto de Língua Portuguesa de alunos do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental. Essas avaliações tendem a promover um fenômeno chamado efeito retroativo que, em linhas gerais, pode ser entendido como o impacto que um teste exerce sobre o processo de ensino-aprendizagem. Ao observar esse fenômeno na referida prova, esta pesquisa foi guiada pelo seguinte questionamento: de que maneira se desenvolve o efeito retroativo da Prova Brasil no ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental em uma rede municipal do cariri paraibano? Buscando responder à questão posta, estabelecemos dois objetivos: a) identificar as ações que visam promover um efeito retroativo da Prova Brasil de Língua Portuguesa nas escolas de uma rede municipal da Paraíba; e b) observar o efeito retroativo dessas ações nas aulas de Língua Portuguesa em um dos nonos anos dessa rede municipal. O suporte teórico desta pesquisa advém dos estudos de Broke e Cunha (2011) e Volante (2004), que tratam das avaliações de larga escala; de Brasil/MEC/PDE (2008), que apresenta a matriz de habilidades e competências da Prova Brasil; de Coracini (2009), Mussalim (2012), Alkmim (2011) e Bentes (2011), que nos possibilitaram apresentar as áreas dos estudos linguísticos subjacentes à Prova Brasil de Língua Portuguesa; e de Scaramucci (2004) e Quevedo-Camargo & Scaramucci (2014), que abordam o fenômeno efeito retroativo. Esta investigação de natureza qualitativa e de cunho descritivo-interpretativo analisou dados tanto documentais quanto provenientes de observações de campo. Os resultados apontam que o efeito retroativo da Prova Brasil de Língua Portuguesa na rede municipal paraibana investigada se desenvolve de maneira específica, forte, positiva, de longo prazo e intencional. Evidenciou-se também que a Secretaria Municipal de Educação representa forte influência para que tal fenômeno se propague até as ações dos professores em sala de aula, as quais se direcionavam mais precisamente ao ato de ensinar para o teste. |
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dc.description.sponsorship |
Prof. Me. Bruno Alves Pereira |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Prova Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação da aprendizagem |
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dc.title |
O efeito retroativo da prova Brasil de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental em uma rede municipal paraibana |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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