dc.contributor.author |
Marinho, Jânio Constantino |
|
dc.date.accessioned |
2013-11-05T13:49:53Z |
|
dc.date.available |
2013-11-05T13:49:53Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-05 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2216 |
|
dc.description |
MARINHO, J. C.
Percepção de educadores de escolas públicas estaduais do
município de Campina Grande - PB sobre a importância das
aulas de campo. 2012. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A educação constitui a base para a formação e organização humana, uma vez
que os instrumentos utilizados no percorrer do processo educativo são de
extrema importância para a construção e formação de cidadãos conscientes e
participativos. Nesta perspectiva, é notável a necessidade de adequações
didáticas de ensino/aprendizagem que alcance estas expectativas permitindo,
assim, criar condições que favoreçam interconexões entre o processo
educacional e a evolução de recursos tecnológicos, como subsídios para
alcançar uma aprendizagem que seja significativa. Da forma como vem sendo
explorada, a Biologia é caracterizada pelos alunos como uma disciplina
monótona, que abrange diversos nomes, ciclos e tabelas a serem
memorizados. Diante desta problemática, objetivamos estudar a percepção de
educadores de cinco escolas públicas estaduais localizadas no município de
Campina Grande (PB), acerca das aulas desenvolvidas em espaços não
formais, com o intuito de estimular o educando na construção do conhecimento
científico. Participaram desta pesquisa vinte e quatro professores de ciências e
biologia. Foram identificadas as percepções que esses professores têm acerca
da importância das aulas de campo, sobre as contribuições dessa modalidade
didática como ferramenta no ensino, os entraves que se apresentam na
realização de atividades em espaços não formais e a necessidade de utilização
de outros recursos didáticos pluralizados na escola. Foi possível identificar que
muitos dos participantes perceberam a importância da atividade de campo
como uma ferramenta na construção do aprendizado do aluno. Também
reconhecem a relevância das inovações metodológicas no ensino. Entendemos
que a Educação em espaço não formal precisa ser tratada de forma mais
contextualizada, contribuindo para uma compreensão complexa dos conteúdos
de Biologia, no que evidencia a importância das inovações didáticas no processo de formação do educando. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Márcia Adelino Silva Dias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Aula de Campo |
pt_BR |
dc.title |
Percepção de educadores de escolas públicas estaduais do município de Campina Grande - PB sobre a importância das aulas de campo |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |