UEPB - Repositório Digital

Percepção de educadores de escolas públicas estaduais do município de Campina Grande - PB sobre a importância das aulas de campo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Marinho, Jânio Constantino
dc.date.accessioned 2013-11-05T13:49:53Z
dc.date.available 2013-11-05T13:49:53Z
dc.date.issued 2013-11-05
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2216
dc.description MARINHO, J. C. Percepção de educadores de escolas públicas estaduais do município de Campina Grande - PB sobre a importância das aulas de campo. 2012. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract A educação constitui a base para a formação e organização humana, uma vez que os instrumentos utilizados no percorrer do processo educativo são de extrema importância para a construção e formação de cidadãos conscientes e participativos. Nesta perspectiva, é notável a necessidade de adequações didáticas de ensino/aprendizagem que alcance estas expectativas permitindo, assim, criar condições que favoreçam interconexões entre o processo educacional e a evolução de recursos tecnológicos, como subsídios para alcançar uma aprendizagem que seja significativa. Da forma como vem sendo explorada, a Biologia é caracterizada pelos alunos como uma disciplina monótona, que abrange diversos nomes, ciclos e tabelas a serem memorizados. Diante desta problemática, objetivamos estudar a percepção de educadores de cinco escolas públicas estaduais localizadas no município de Campina Grande (PB), acerca das aulas desenvolvidas em espaços não formais, com o intuito de estimular o educando na construção do conhecimento científico. Participaram desta pesquisa vinte e quatro professores de ciências e biologia. Foram identificadas as percepções que esses professores têm acerca da importância das aulas de campo, sobre as contribuições dessa modalidade didática como ferramenta no ensino, os entraves que se apresentam na realização de atividades em espaços não formais e a necessidade de utilização de outros recursos didáticos pluralizados na escola. Foi possível identificar que muitos dos participantes perceberam a importância da atividade de campo como uma ferramenta na construção do aprendizado do aluno. Também reconhecem a relevância das inovações metodológicas no ensino. Entendemos que a Educação em espaço não formal precisa ser tratada de forma mais contextualizada, contribuindo para uma compreensão complexa dos conteúdos de Biologia, no que evidencia a importância das inovações didáticas no processo de formação do educando. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Adelino Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Aula de Campo pt_BR
dc.title Percepção de educadores de escolas públicas estaduais do município de Campina Grande - PB sobre a importância das aulas de campo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta