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Estimulação cognitiva de habilidades preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças com dislexia por meio de um jogo digital

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dc.contributor.author Lucena, Mirelly Éllen Mendes de
dc.date.accessioned 2020-07-29T17:36:12Z
dc.date.available 2020-07-29T17:36:12Z
dc.date.issued 2019-11-26
dc.identifier.other 21. ed. CDD 005.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22186
dc.description LUCENA, M. E. M. Estimulação cognitiva de habilidades preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças com dislexia por meio de um jogo digital. 2019. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O aumento de ocorrências de alunos com distúrbios de aprendizagem vem crescendo consideravelmente, um em destaque é a dislexia, que se caracteriza por dificuldades em aprender a ler, decodificar e soletrar. Nesse cenário, a tecnologia surge como alternativa para melhorar a aprendizagem, bem como para ser usada como auxílio a um método de ensino diferente do método tradicional. Assim, o presente trabalho apresenta a proposta de jogo educacional na forma de software, intitulado “Procurando Sunny”, que busca apoiar o desenvolvimento da leitura de crianças com dislexia na fase da alfabetização. A proposta levou em considerações oito habilidades a serem trabalhadas, sendo elas, recepção visual, recepção auditiva, associação visual, associação auditiva, closura gramatical, rima, integração e orientação espacial. Para gerar a proposta do jogo, foi utilizado o padrão Model-View-Controller (MVC), que serviu para estruturar a arquitetura do software, além da linguagem de modelagem UML, usada para documentar essa arquitetura, o que facilitou esta proposta de desenvolvimento de software e de engenharia de sistemas. A proposta do jogo recebeu resultados satisfatórios do ponto de vista dos pedagogos, psicólogos e psicopedagogos, os quais responderam que as habilidades propostas poderiam sim auxiliar crianças disléxicas a adquirir habilidades preditoras da leitura, bem como, que as funcionalidades e habilidades do jogo proposto, são suficientes para estabelecer um método mais eficaz que o método de intervenção já existente no aprendizado de crianças com dislexia na fase da alfabetização. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Alves Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Software educacional pt_BR
dc.subject Dislexia pt_BR
dc.subject Proposta de desenvolvimento pt_BR
dc.subject Jogo digital pt_BR
dc.title Estimulação cognitiva de habilidades preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças com dislexia por meio de um jogo digital pt_BR
dc.type Other pt_BR


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