UEPB - Repositório Digital

Computação desplugada no apoio ao ensino de estrutura de dados

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Wanderley Pereira de
dc.date.accessioned 2020-07-29T17:38:08Z
dc.date.available 2020-07-29T17:38:08Z
dc.date.issued 2019-11-27
dc.identifier.other 21. ed. CDD 004
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22190
dc.description SOUSA, W. P. Computação desplugada no apoio ao ensino de estrutura de dados. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Nos cursos relacionados a área de computação, estudantes têm enfrentado dificuldades nas disciplinas que requerem habilidades como abstração, raciocínio lógico e desenvolvimento de algoritmos. Estas dificuldades têm causado um mal aproveitamento dos discentes nestas disciplinas, além de altos índices de evasão. Isso tem tornado o processo de ensino e aprendizagem de disciplinas como estas, um desafio, tanto para os professores quanto para os estudantes. Abordagens e metodologias lúdicas de ensino de programação e estrutura de dados têm sido criadas com o objetivo de amenizar os problemas enfrentados pelos estudantes em contato com estes conteúdos, percebeu-se, portanto, uma oportunidade de explorar propostas lúdicas de ensino para conceitos computacionais que ainda não foram bem explorados pela comunidade acadêmica. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem didática para apoiar o ensino de estrutura de dados do tipo lista. A abordagem tem como base metodologias ativas, como a computação desplugada, e utiliza materiais manipuláveis e dinâmicas de grupo para representar em sala de aula o funcionamento de uma lista dinâmica simplesmente encadeada e suas operações. Ela tem como diferencial a utilização de materiais de baixo custo e de fácil confecção, além de elementos presentes em sala de aula e no cotidiano dos estudantes. Espera-se que com a utilização de metodologias como esta, seja possível fazer com que os estudantes possam desenvolver as capacidades inerentes ao aprendizado destes conteúdos e participem de forma mais efetiva no processo de aquisição de conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Esp. Fábio Júnior Francisco da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Computação desplugada pt_BR
dc.subject Ensino de estrutura de dados pt_BR
dc.subject Listas encadeadas pt_BR
dc.title Computação desplugada no apoio ao ensino de estrutura de dados pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta