Resumo:
Dentre as ferramentas didática-pedagógicas utilizadas pelos professores no processo de ensino
e aprendizagem, destaca-se na contemporaneidade os software educacionais (SE), os quais
podem apresentar diferentes aplicabilidades dentro da sala de aula e extra sala. O presente
trabalho objetiva fornecer um panorama sobre as pesquisas relacionadas aos software no
ensino de matemática na educação brasileira, e as contribuições que essas pesquisas trazem
para a educação. Utilizou-se como metodologia a Revisão Sistemática da Literatura (RSL),
visando estruturar os dados de maneira organizada e eficiente, e adotou-se como base de
dados os anais dos Simpósios da Formação do Professor de Matemática promovidos pela
Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat) em
parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Além disso, expõe-se um
arcabouço teórico sobre a utilização das notas tecnologias (NT) na educação com base nos
trabalhos de Groenwald, Silva e Mora (2004), Pedró (2017), Moran (2005), entre outros. Os
resultados da pesquisa identificam que sete (07) dos oito (08) estudos, os quais passaram
pelos critérios de inclusão, exploraram o GeoGebra e que o Ensino Médio e Superior foram
alvo da maior parte das pesquisas.
Descrição:
MORAIS, E. Q. Uma investigação sobre software no processo de ensino e aprendizagem de matemática. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.