Resumo:
Tema: Comunicação oral. Objetivo: Verificar a possibilidade de associação entre os distúrbios
da comunicação oral e as condições de saúde bucal das crianças vinculadas a creches no
município de Campina Grande, Estado da Paraíba. Métodos: Tratou-se de um estudo
transversal, quantitativo e indutivo, com análise descritiva e inferencial dos dados, adotandose,
para tal, um IC de 95%. A entrevista face a face com aplicação de formulário e o exame
físico intraoral representaram os instrumentos empregados na coleta de dados. A amostra total
foi composta por 374 crianças na faixa etária dos dois aos cinco anos, matriculadas em cinco
creches vinculadas ao Governo da Paraíba, que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão
fixados e mediante um cálculo amostral com parâmetros pré-definidos. Resultados: Essas
crianças apresentaram idade média de 4,1 anos, 59,9% do sexo masculino, com ceo-d médio
de 3,27, 70,1% portadoras do arco tipo I de Baume para a dentição decídua e com história de
hábitos orais deletérios, 59,9% portadoras de mordida aberta anterior, 79,9% sem alterações
no frênulo lingual ou labial. Houve associação significante (p<0,01) entre a mordida aberta
anterior e as alterações no frênulo lingual e os desvios fonéticos e fonológicos, para os
indivíduos avaliados. Conclusão: Existiu associação entre os distúrbios da linguagem e da fala
e algumas condições relacionadas à saúde bucal.
Descrição:
FREITAS, F. C. D.
Distúrbios da comunicação oral e condições de saúde bucal de crianças em creches. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.