Resumo:
A sociedade brasileira do século XXI ainda permeia exclusões e desigualdades no seu contexto social, cujas raízes estão ligadas a ideologias e hierarquias sociais dominantes. Dentro dos preconceitos existentes temos o racismo, que apresenta características centrais nas sociedades capitalistas, entendido como um dos grandes males que afligem a sociedade brasileira, e que se reproduz em práticas concretas de desprezo e ódio, de discriminação e segregação, de dominação e exploração, de violência e destruição de indivíduos ou grupos. Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o papel do ensino-aprendizagem em relação ao Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira na sala de aula, tendo como caminho entender a posição do docente e as concepções dos discentes na abordagem da educação das relações étnico-raciais, visando a desconstrução do racismo. No que remete aos objetivos específicos, busca-se identificar se há ações desenvolvidas na escola sobre a Lei 10.639/03; verificar a visão dos docentes em relação ao racismo; analisar como o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira é apresentada nas disciplinas de História, Artes e Geografia. O Método Dialético será utilizado na tentativa de compreender as contradições existentes entre a teoria e a prática na realidade vivida pelos sujeitos pesquisados, tendo como objeto de estudo a Escola Cidadã Integral de Ensino Médio Governador Clovis Bezerra Cavalcanti, no município de Dona Inês-PB, totalizando a participação de três professores, como também 201 discentes do primeiro ao terceiro ano do turno vespertino e matutino, que responderam aos questionários, aplicados e coletados em fevereiro de 2020. Assim, este estudo serve para analisarmos as construções do povo africano e afrodescendente na história do Brasil, evidenciando os estigmas e enaltecer a valorização da identidade, cultura e memória do povo negro, a partir da Lei 10.639/03, permitindo contribuições para possíveis discussões sobre o ensino da Cultura Afro- Brasileira na escola e na sociedade, para que não se perca de vista que a questão do racismo ainda está latente no nosso cotidiano, bem mais do que pensamos.
Descrição:
Silva, Lenise Maria da. O dilema docente frente o racismo: a aplicação da Lei 10.639/03 na Escola Cidadã Integral de Ensino Médio Governador Clóvis Bezerra Cavalcanti. 2020. 70 p. Monografia (Especialização em Educação e Políticas Públicas). Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira, 2020.