dc.description.abstract |
Objetivo: Avaliar clinicamente e microbiologicamente o efeito dos bochechos fitoterápicos de Punica granatum L (Romã). e de Matricaria recutita L. (Camomila) na redução do biofilme dental e do sangramento gengival na doença periodontal.
Métodos: Um total de 55 pacientes foram selecionados para participarem de um ensaio clínico randomizado controlado, 31 indivíduos portadores de gengivite e 24 de periodontite crônicas, distribuídos em seis grupos, de acordo com o tipo de doença periodontal e de substância utilizada. Inicialmente, todos os participantes foram avaliados clinicamente, e posteriormente, realizou-se a coleta do biofilme para análise microbiológica. Adicionalmente, foram realizadas uma sessão única raspagem e alisamento coronoradicular completa e orientação de higiene bucal, além de recomendações quanto ao uso dos bochechos. Os participantes retornaram para avaliações subsequentes com 7 (sete) e 15 dias. Resultados: Os enxaguatórios compostos de extrato de camomila foram efetivos na redução dos índices de placa e de sangramento gengival tanto gengivite quanto na periodontite crônicas (p<0,05), apresentando níveis similares ao da clorexidina a 0,12%, enquanto que os bochechos com extrato de romã demonstraram eficiência na redução do índice de placa (p=0,012) e do índice sangramento gengival na gengivite (p=0,001), como também do índice de sangramento gengival na periodontite (p=0,004), quando comparado ao grupo controle, não apresentando, no entanto redução estatisticamente significativa (p>0,05) no índice de placa na periodontite crônica. Em relação à análise microbiológica, os bochechos com extratos de romã e camomila foram mais eficazes na redução da flora bacteriana inespecífica presente no biofilme dental supragengival na gengivite que na periodontite crônicas.
Conclusão:Os bochechos com extratos de camomila e romã são efetivos na redução do biofilme dental e do sangramento gengival na doença periodontal, com ação semelhante à clorexidina a 0,12%. |
pt_BR |