UEPB - Repositório Digital

A relevância do Programa Residência Pedagógica na formação do professor de geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Freitas, Edilene da Costa
dc.date.accessioned 2020-11-13T20:28:07Z
dc.date.available 2020-11-13T20:28:07Z
dc.date.issued 2019-12-03
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22413
dc.description FREITAS, E da C. A relevância do Programa Residência Pedagógica na formação do professor de geografia. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O Programa Residência Pedagógica oferece subsídios para que o residente possa participar e desenvolver um projeto de intervenção pedagógica, para aprimorar a aprendizagem dos alunos e elevar seus conhecimentos durante a sua formação inicial como professor. O presente trabalho tem como principal objetivo discutir a importância de estar inserida no Programa Residência Pedagógica, subprojeto de Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. A partir dos relatos de experiências adquiridas no âmbito do programa, na Escola Municipal Padre Antonino, localizada no Bairro de Bodocongó, na cidade de Campina Grande-PB, apresentando como é relevante fazer parte do convívio escolar, buscando aprender como se dá o ensino da disciplina de Geografia na sala de aula, se orientando pela professora preceptora da escola campo de estágio, além de identificar as dificuldades e a concepção dos alunos sobre a metodologia empregada através da aplicação de um questionário diagnóstico. Sendo assim, uma pesquisa de cunho descritiva, onde os alunos participam em conjunto com o universitário e a professora elaborando aulas que despertem mais o interesse pelos conteúdos geográficos, em busca de um melhor aprendizado e assimilação com o cotidiano. O programa me oportunizou a prática docente, e o conhecimento da realidade do espaço escolar. A socialização com os alunos e os ensinamentos da professora foram essenciais para a minha formação como professora de Geografia, me preparando para lidar com os imprevistos e os desafios que o licenciando irá enfrentar durante a sua atuação no processo educacional. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.title A relevância do Programa Residência Pedagógica na formação do professor de geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta