Resumo:
Este trabalho tem como objetivo principal compreender as contribuições da arte no processo de construção do conhecimento das crianças, a partir da análise do ensino da arte na educação infantil, suas definições, contribuições e relação entre arte e educação. Explicita como o trabalho artístico na educação infantil possibilita atividades e recursos na sala de aula, explorando as habilidades e os potenciais de criação do aluno, contribuindo na aprendizagem. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, de campo, com aplicação de um questionário investigativo, que buscou delimitar e investigar o objeto. Para o referencial teórico utilizamos estudos que tratam sobre a relevância e contribuição da arte para a educação infantil, bem como documentos oficiais que norteiam esse ensino e autores como: Dias (1999), Ferreira (2010), Freire (1996), Frazão (2011), Feraz e Fusari (2009; 2010), dentre outros. Através da pesquisa foi possível analisar que as professoras compreendem a importância da arte nas salas de aula e a utilizam em suas turmas, com a compreensão de que ela é fundamental na aprendizagem e desenvolvimento da criança.
Descrição:
CRUZ, H. C. M. Fundamentos da arte-educação: abordagens sobre o ensino da arte na educação infantil. 2020. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.