Resumo:
O presente trabalho tem como tema a importância do ensino de Libras na Educação Básica apresentado como um possível componente curricular. Tem como objetivo geral refletir sobre a importância da inserção da Libras como componente curricular da Educação Básica para todos os estudantes. E como objetivos específicos: a) fazer um breve histórico sobre a educação do surdo ao longo do tempo até os dias atuais; b) explicar o que é Libras e como surgiu; c) destacar a importância do componente curricular para todos os alunos da Educação Básica; d) a inclusão de Libras como componente curricular para alunos ouvintes e não ouvintes; e e) listar quais as dificuldades os professores, pais, alunos e todos os envolvidos podem vir a encontrar no caso de implantação nas escolas de ensino básico da educação bilíngue. O estudo é de natureza qualitativa e foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica buscando relacionar o contexto histórico de cada período desde o início da luta por uma língua própria até os dias atuais, apontando retrocessos e avanços ocorridos, buscando sempre compreender como tais eventos e acontecimentos tiveram e têm importância para a história ao longo de vários séculos. Para tanto, foram consultados vários autores a respeito do tema como: Pereira (2008), Gesser (2009), Strobel (2009), Lacerda (2011) e Silva (2012). Os resultados obtidos, por meio das leituras e análises, nos apontam para a importância de ter um ensino de Libras para todos os envolvidos no processo e também os benefícios que toda sociedade poderá vir a ter caso seja implantado em todas as escolas e ainda nos mostra que as dificuldades para se tornar realidade são inúmeras, porém valerá lutar por essa inclusão.
Descrição:
SILVA, R. R. da. A importância do ensino de Libras na Educação Básica. 2020. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Humanidades, 2020.