Resumo:
A produção escrita na universidade tem sido motivo de estudos, visto que uma parcela de alunos tem dificuldade em produzir textos com a linguagem apropriada ao âmbito acadêmico. Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar as seções de duas monografias apresentadas ao curso de Letras/Português da Universidade Estadual da Paraíba, em diferentes períodos: uma apresentada no ano de 2015 e, outra, no ano de 2016. O corpus é constituído de duas versões finais de monografias de graduandos do curso de Letras Português, que foram analisadas sob a ótica do Gênero Monografia. Para tanto, tomamos como base teórica Bakhin (2003), Swales (1990), Jesus (2014), Silva (2018), Motta-Roth e Hendges (2009). Os resultados apontaram a recorrência na construção do gênero. O Modelo de Organização Retórica desenvolvido por Jesus (2014), permitiu-nos uma análise minuciosa que nos levou a um padrão de elementos recorrência e, portanto, essencial na formação do gênero. Espera-se que as discussões levantadas neste trabalho possam contribuir para formação e o ensino dos gêneros acadêmicos, a fim de sanar dificuldades na produção e promover mais estudos sobre o tema em questão.
Descrição:
SILVA, M. V. Gênero monografia: unidades retóricas mais recorrentes ao gênero. 2020. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020.