Resumo:
A Semântica, de acordo com Ferrarezi (2010), a partir da década de 80, ganha bastante notoriedade como campo de estudo. Há apenas algumas décadas que os estudiosos da língua têm despertado para a importância do atrelamento de tais estudos aos aspectos culturais. É nessa construção linguística e sociocultural que pode ser situada a Semântica Contextual, uma vez que tal área analisa os sentidos decorrentes de situações comunicativas específicas, interessando a esse campo de estudos, entender como, culturalmente, o falante vê a referência que faz do mundo à sua volta. É nessa conjuntura que se insere a presente abordagem das escolhas lexicais de um grupo de mulheres rendeiras, especificamente na cidade de Monteiro-PB, que, ao desenvolver uma forma de artesanato intitulada de renda Renascença, permitem refletir, nesse processo de nomeação dos pontos, sobre um possível atrelamento ao contexto sociocultural em que vivem. Para tanto, esta pesquisa teve como objetivo, observar de que forma essas rendeiras se apropriam desse vocabulário utilizado para nomear os pontos e se conseguem estabelecer conexões entre esse vocabulário e o seu próprio cotidiano. A partir desse estudo, constatou-se a relação entre o contexto das rendeiras e a nomenclatura dos pontos, evidenciado através de nomes que permeiam o seu cotidiano, não havendo, entretanto, uma relação direta por parte das rendeiras a tais aspectos. Ademais, a nomeação desses pontos revela, assim como apontam os estudos da Semântica de cenários e contextos, que sua significação só pode ser compreendida a partir do contexto em que se encontram as rendeiras, pois, de acordo com Ferrarezi (2010), só o cenário em que a palavra em si está inserida pode propiciar essa especialização do sentido, colaborando para a compreensão de sua significação.
Descrição:
ALMEIDA, L. S. Significação e contexto: relações entre língua e cultura nos pontos de renda Renascença. 2020. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020. [Artigo]