Resumo:
O presente trabalho versará sobre o vídeo como recurso pedagógico para o ensino de Libras como L2, ou seja, como segunda língua para os alunos ouvintes, proporcionando uma aproximação entre os surdos e ouvintes, através da língua em estudo. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso do recurso tecnológico vídeo como uma ferramenta metodológica para o ensino de Libras como língua adicional para o aluno ouvinte. Enfatizamos, sobre a importância da Libras para formação dos futuros professores, mostrando que ter acesso a L2 proporciona o conhecimento da língua e sua cultura, como também um olhar inclusivo no âmbito educacional. Todavia, nossa abordagem foi de cunho qualitativo com aplicação de um questionário destinado a três alunos do curso de letras português. Deste modo, este trabalho utilizou autores que estudam essa linhagem, como Lebedeff e Santos (2014), Moran (1995), Silva (2009), Strobel (2008), entre outros. Com base nas respostas obtidas dos três discentes, é fundamental a Libras nos cursos de licenciatura, pois através deste componente, os alunos conhecem a história, cultura e os desafios enfrentados pelo surdo e percebem a necessidade de contribuir para uma educação mais inclusiva. Neste viés, o recurso vídeo auxilia no processo de aprendizagem da língua, despertando o interesse, facilitando a memorização dos sinais e envolvendo o sujeito, ou seja, aproximando-o da L2. Portanto, através deste estudo foi possível proporcionar uma reflexão sobre a inclusão do surdo no ambiente escolar e a relevância da Libras para a formação do professor.
Descrição:
SILVA, T. da C. O uso do vídeo como recurso pedagógico para o ensino de Libras como língua adicional. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.