Resumo:
O presente trabalho foi desenvolvido por meio da pesquisa qualitativa, para investigar como os docentes estão promovendo a Alfabetização Científica na Educação Infantil e nas séries iniciais. Tendo em vista que nos dias atuais o acesso à cultura científica no ensino não é apenas um direito do aluno, mas tem sido como uma obrigação do sistema de ensino o qual está inserido. Para chegar a algumas conclusões, foi aplicado um formulário para os professores das escolas públicas e privadas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, do município de Guarabira-PB, com o intuito de observar como vem sendo promovida e aplicada a Alfabetização Científica nas escolas selecionadas. Sendo assim, também foi destacado as dificuldades que estão presentes no cotidiano dos professores, ao tentarem efetuar de fato uma Alfabetização Científica, na qual pode se afirmar que é de suma importância para a formação do ser humano, que se inicie desde educação infantil, utilizando meios e os conteúdos adequados a cada faixa etária, para que desse modo possamos ter uma sociedade mais crítica, consciente e responsável com seus atos, enquanto cidadãos.
Descrição:
ASSUNÇÃO, A. G. A alfabetização científica no contexto escolar. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.