Resumo:
Atualmente a escola tem apresentado mudanças significativas em relação à inclusão
com vistas à permanência dos alunos com deficiência e aqueles que necessitam de
cuidados especiais na escola regular. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo
geral, realizar um levantamento bibliográfico e documental acerca do trabalho do (a)
cuidador (a) nas escolas da rede regular de ensino. Para tanto, foram delineados os
seguintes objetivos específicos: a) apresentar um breve histórico da inclusão
escolar; b) discorrer sobre a função de cuidador (a) de alunos com deficiência; c)
identificar suas contribuições. Este estudo, de natureza qualitativa, teve como fonte
de informações o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a Lei de Diretrizes e Bases
da Educação (LDB) 9.94/96, O Guia prático do Cuidador e textos de autores tais
como: Lima, (2016) Mantoan (2019), Pino (2013), Fonseca (2016), entre outros. Na
conclusão, observou-se que poucos estudos têm se dedicado ao objetivo de
pesquisar sobre a função, a formação e a importância o cuidador escolar apesar dos
avanços registrados nos marcos legais sobre educação inclusiva como direito de
todos. Essa constatação, reforça à necessidade de estudos que possam contribuir
para ampliar a discussão sobre o cuidador escolar na inclusão de alunos com
necessidades especiais.
Descrição:
LIMA, K. K. de O. Reflexões sobre a atuação do(a) cuidador(a) escolar. 2020. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.