UEPB - Repositório Digital

Música e literatura: sons e letras na instrumentalização da prática pedagógica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Elizete Araújo da
dc.date.accessioned 2020-12-04T02:44:10Z
dc.date.available 2020-12-04T02:44:10Z
dc.date.issued 2020-11-23
dc.identifier.other CDD 780.08
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22551
dc.description SILVA, E. A. da. Música e literatura: sons e letras na instrumentalização da prática pedagógica. 2020. 74f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract A música e a literatura são elementos essenciais para o processo de ensino e aprendizagem e deve fazer parte do currículo escolar, a partir da Educação Infantil. É por meio deste contato que se abre um leque de conhecimentos, permitindo a criança dialogar com essas duas linguagens, favorecendo o seu contato com o universo cultural. E aquilo que era desconhecido passa a fazer parte de seu repertório de sons e letras no dia a dia e em seu cotidiano escolar. Esta pesquisa trata de um estudo sobre a música e a literatura, buscando compreender se ambas podem ser usadas como uma ferramenta didática e quais seus resultados. O objetivo da pesquisa, de forma geral, foi compreender a importância da música e da literatura no desenvolvimento cognitivo das crianças; especificamente, procurou-se refletir sobre a música na formação integral do sujeito, discutir a influência da música e literatura na aprendizagem das crianças e analisar as estratégias metodológicas e práticas no trabalho com a música e a literatura em sala de aula. A metodologia da pesquisa foi de cunho qualitativo, pesquisa de campo e pesquisa interventiva, com elaboração de proposta de trabalho, aplicada pela pesquisadora em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual, localizada na zona Rural de Mulungu-PB. Os dados foram analisados, levando em consideração o diálogo teórico e metodológico entre os principais autores que fundamentam o trabalho: Penna (2014); Mateiro e Ilari (2013); Alencar (2013); Deckert (2012); Amarilha (2017); Yunes (2010); Graves e Graves (1995), dentre outros. Foi feita uma reflexão, assim como uma análise preliminar de como a música e a literatura fazem a diferença e interferem na vida das crianças, de forma relevante na aprendizagem destas. Foi possível perceber a ausência desses elementos (música e literatura) na escola e que as aulas de artes ainda são pautadas, apenas, em pinturas e desenhos. Compreendeu-se, portanto, que a música e a literatura, devem ser utilizadas em sala de aula, por serem ferramentas didáticas importantes e que contribuem para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, intelectuais e sociais do desenvolvimento humano. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francineide Batista de Sousa Pedrosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Ensino de artes pt_BR
dc.title Música e literatura: sons e letras na instrumentalização da prática pedagógica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta