Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre a construção da beleza feminina no início do século XX, trazendo como referência peças publicitárias da revista A Cigarra entre os anos de 1914 e 1924, considerando a influência do pensamento médico-higienista na divulgação e elaboração desse novo ideal de beleza pautada como uma questão de saúde e de higiene, levando também em consideração os discursos da modernidade do início do período republicano no Brasil. O pensamento médico foi significativo no que tange as práticas da elaboração da beleza durante o início do século XX, atuando de certa forma na construção do progresso, de novos hábitos e nas práticas de “civilidade”. A beleza feminina em discussão se definiu consideravelmente a partir dos discursos higiênicos e das ideias de modernização, a industrialização e as publicidades foram significativas na divulgação desse modelo higiênico e moderno da beleza, assim como também os discursos propagandísticos, revelando a importância da beleza feminina na sociedade como símbolo de saúde, higiene e modernidade.
Descrição:
GALDINO, M. J. de L.. A beleza feminina no início do século XX através das publicidades da revista A Cigarra entre 1914 - 1924. 2020. 34f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.